Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

01/09/2003 16:39

Mudou a forma de pagamento do salário maternidade

Agência INSS

A partir de hoje (1º), trabalhadoras da iniciativa privada podem solicitar o salário-maternidade na empresa onde trabalham, de acordo com a lei 10.710, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 5 de agosto passado.

O objetivo é proporcionar às gestantes e às mães que acabaram de dar à luz maior comodidade para solicitar o benefício, evitando o deslocamento até uma Agência da Previdência Social. Para solicitar o salário-maternidade, basta qe a mulher entregue à empresa onde trabalha o atestado médico ou a certidão de nascimento do bebê. O pagamento do salário-maternidade será feito pela empresa.

Pela lei, a trabalhadora da iniciativa privada que já teve o bebê, mas que ainda não solicitou o benefício no INSS, poderá requerer e receber o benefício pela empresa onde trabalha. Pedidos já encaminhados ao INSS continuarão sendo pagos pelo próprio instituto. O salário-maternidade é devido por 120 dias (quatro meses) e pode ser licitado até 28 dias antes do parto.

A lei só vale para mulheres funcionárias de empresas, com exceção das mães adotantes, que continuarão tendo que solicitar o benefício diretamente ao INSS. O salário-maternidade é um direito previdenciário cujo valor equivale ao salário integral recebido pela mãe ou gestante.

O pagamento do salário-maternidade não trará custos adicionais às empresas, porque a compensação será feita no momento de recolher a contribuição total mensal ao INSS. Os comprovantes de pagamento do salário-maternidade, atestados ou certidões de nasfimento, deverão ser guardados por 10 anos, para efeito de fiscalização futura do instituto.
para efeito de fiscalização futura pelo instituto. (GL)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)