Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mudança sugerida para curso de Agronomia gera polêmica

Agência do Rádio - 31 de agosto de 2009 - 10:33

Mais de duas mil sugestões foram recebidas pela consulta pública para discutir as nomenclaturas dos cursos de Engenharia. Os dados são da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. A sugestão inicial era reduzir as atuais duzentas e trinta e quatro denominações para vinte e duas. Segundo foi constatado pelo ministério, o mesmo curso pode ter vários nomes, dependendo da instituição de ensino ou mesmo da região, o que gerava um número grande de denominações de cursos para uma mesma profissão. A proposta é apoiada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o Confea, responsável por fiscalizar o exercício profissional da classe. Mas uma das mudanças sugeridas tem causado polêmica entre os profissionais. É a mudança proposta para o curso de Agronomia, como explica Ricardo Veiga, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior, que integra o colégio de entidades do Sistema Confea/Crea.


"A agronomia é uma carreira única. Acontece que algumas faculdades do Brasil, no diploma colocam engenheiro agrônomo, mas colocam curso de Agronomia e outras chamam de curso de Engenharia Agronômica. O MEC sempre aceitou estas duas denominações. Então, qual é a realidade: o curso, o nome correto é Agronomia, porque Engenharia Agronômica é menos do que Agronomia. Então, o correto é curso de Agronomia. Título sempre foi e sempre será engenheiro agrônomo. O erro do MEC foi colocar o título de agrônomo, que não existe mais há muito tempo."

Ricardo Veiga destaca, ainda, que a permanência do título de engenheiro agrônomo é praticamente consenso entre todos os profissionais. De acordo com a Secretaria de Ensino Superior, as sugestões passam agora por uma avaliação técnica. Em novembro, os novos nomes dos cursos devem ser anunciados e passam a valer já a a partir de dois mil e dez para todas as universidades do País.

Reportagem, Luciana Cobucci


SIGA-NOS NO Google News