Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/08/2009 10:33

Mudança sugerida para curso de Agronomia gera polêmica

Agência do Rádio

Mais de duas mil sugestões foram recebidas pela consulta pública para discutir as nomenclaturas dos cursos de Engenharia. Os dados são da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. A sugestão inicial era reduzir as atuais duzentas e trinta e quatro denominações para vinte e duas. Segundo foi constatado pelo ministério, o mesmo curso pode ter vários nomes, dependendo da instituição de ensino ou mesmo da região, o que gerava um número grande de denominações de cursos para uma mesma profissão. A proposta é apoiada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o Confea, responsável por fiscalizar o exercício profissional da classe. Mas uma das mudanças sugeridas tem causado polêmica entre os profissionais. É a mudança proposta para o curso de Agronomia, como explica Ricardo Veiga, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior, que integra o colégio de entidades do Sistema Confea/Crea.


"A agronomia é uma carreira única. Acontece que algumas faculdades do Brasil, no diploma colocam engenheiro agrônomo, mas colocam curso de Agronomia e outras chamam de curso de Engenharia Agronômica. O MEC sempre aceitou estas duas denominações. Então, qual é a realidade: o curso, o nome correto é Agronomia, porque Engenharia Agronômica é menos do que Agronomia. Então, o correto é curso de Agronomia. Título sempre foi e sempre será engenheiro agrônomo. O erro do MEC foi colocar o título de agrônomo, que não existe mais há muito tempo."

Ricardo Veiga destaca, ainda, que a permanência do título de engenheiro agrônomo é praticamente consenso entre todos os profissionais. De acordo com a Secretaria de Ensino Superior, as sugestões passam agora por uma avaliação técnica. Em novembro, os novos nomes dos cursos devem ser anunciados e passam a valer já a a partir de dois mil e dez para todas as universidades do País.

Reportagem, Luciana Cobucci


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)