Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MTG-MS realiza 19º Fegams em Maracaju

Aline Kraemer - 11 de julho de 2008 - 05:16

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Nova Querência realizam o maior e mais importante festival regional gaúcho - o 19º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), de 17 a 20 de julho, em Maracaju-MS. O Festival é realizado anualmente e reúne os integrantes do movimento tradicionalista de todo o Estado.



“Com o tema Arte gaúcha unindo povos e cultuando tradições em qualquer chão, os CTG’s de Mato Grosso do Sul estarão se confraternizando e os tradicionalistas disputarão cerca de 100 provas, nas modalidades campeira, artística, cultural e esportiva. Toda a população está convidada a participar desta festa, que chega em sua décima nona edição, promovendo um grande momento de integração cultural”, destaca João Mello, presidente do MTG-MS.



Conforme a organização, cerca de 2.000 pessoas estão inscritas para disputar as provas e mais de 5.000 prestigiarão o Fegams. A solenidade de abertura acontece no dia 17, às 20h30, no Parque de Exposições de Maracaju, local do evento.



De acordo com João Mello, durante os quatro dias, integrantes das invernadas mirins, juvenis, adultos, xirus e veteranos dos CTG’s vão preservar os hábitos e costumes gaúchos. Estão previstas provas de música, dança, poesia, trova, causo, lides do campo, jogo de tava, de truco, de bocha e em outras modalidades.



O fandango está programado para o sábado, dia 19 de julho, a partir das 22h, e será animado por Luiz Trautmann e Grupo Soledade, do Rio Grande do Sul. A cerimônia de encerramento acontece no dia 20 de julho, a partir das 16h.



SIGA-NOS NO Google News