Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS vai implantar Rede de Emergência de Radioamadores

Dourados News - 02 de novembro de 2004 - 13:15

O governo de Mato Grosso do Sul, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, juntamente com a Labre-MS (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, está implantando no Estado a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener). No próximo sábado, dia 06 de Novembro, será realizado palestra para explicar como e em que casos a rede entrará em funcionamento e ainda, cadastrar os radioamadores.

De acordo com o coronel João Alves Calixto, coordenador estadual de defesa civil, a rede será utilizada em casos de catástrofes e emergências, quando as redes normais de telecomunicações estiverem inoperantes. “Quando acontece uma enchente, ou um furacão, como o que atingiu Santa Catarina, as telecomunicações são afetadas pela destruição das linhas ou pela falta de energia elétrica. É quando a rede de radioamadores entra em ação”, explica.

O Ministério da Integração Nacional enviará um representante para ministrar as palestras que serão realizadas no auditório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que fica na rua 13 de Junho 1233, em dois horários: o primeiro das 9 às 11h, somente para voluntários cadastrados; e o segundo das 15 às 17h, para os radioamadores. No dia 13 de novembro será realizado, pela Labre, palestra para quem quer ser radioamador, também no auditório da Anatel.

O coronel explica ainda que a rede de emergência pode ser usada na prevenção de catástrofes. “Lá em Porto Murtinho eu tenho um radioamador que me informa diariamente o estado do dique e o nível do rio Paraguai. E, com a rede, estas informações poderão vir de lugares mais isolados ainda”, finalizou, deixando convite aos radioamadores para comparecerem à palestra.


SIGA-NOS NO Google News