Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS vacinou 124 mil crianças contra a pólio neste sábado

Humberto Marques - Campo Grande News - 17 de junho de 2007 - 08:34

Até às 15h deste sábado (16 de junho), a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul havia contabilizado a aplicação de 124.827 doses da vacina Sabin, contra a poliomielite. O número equivale à cobertura vacinal de 55,85% das crianças menores de cinco anos de idade em todo o Estado, conforme informações da coordenadora estadual de Vacinação, Kátia Mogeunot. A meta das autoridades estaduais é de se vacinar 95% das crianças nessa faixa etária – o equivalente a 213.313 crianças.

A coordenadora ressaltou que a vacinação terá prosseguimento durante a próxima semana, e, por isso, há a expectativa de se atingir a meta de vacinação contra a pólio neste ano – o que não acontece em Mato Grosso do Sul desde 2005. “Mas, para isso, fazemos um chamado para que as famílias que ainda não levaram as crianças para serem vacinadas que o façam”, sustentou.

Dentre os fatores que levaram os números a não serem atingidos no Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, está a brusca mudança no tempo registrada em Mato Grosso do Sul neste sábado, em especial nos municípios da região sul. Os números totais da vacinação deverão ser fechados até a próxima quinta-feira (21).

Foram montados 1,5 mil postos de vacinação em todo o Estado para atender a demanda. Quem não aproveitou o sábado poderá providenciar a imunização a qualquer momento, nas unidades de saúde pública. O Brasil não registra casos de paralisia infantil desde 1898, e em Campo Grande, o último caso foi notificado na década de 80. Mesmo assim, a doença continua a existir em outros locais do mundo e, sem uma cobertura vacinal adequada, poderá se alastrar novamente.

SIGA-NOS NO Google News