Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/03/2012 20:54

MS: secretários defendem traçado da Ferrovia Norte-Sul

Notícias MS/ Bianca Caruzo

Os secretários estaduais das pastas de Planejamento, Ciência e Tecnologia (Semac) e da Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Carlos Alberto Negreiros e Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias defenderam hoje (30) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul.

A visita ao secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz também contou com a presença da secretária adjunta de Obras de MS, Maria Vilma Casa Nova e do deputado federal, Edson Giroto. Durante a reunião, os secretários e o deputado federal destacaram que a Ferrovia Norte-Sul em território sul-mato-grossense vai possibilitar o incremento industrial do Estado com a instalação de novas empresas e a melhoria da logística de transporte. A ferrovia vai atender os setores de celulose, de borracha e o sucroalcooleiro.


Atualmente há estudos para que a Ferrovia Norte-Sul cruze o estado de São Paulo, em sentido paralelo à fronteira com Mato Grosso do Sul. A proposta defendida pelos representantes de MS foi que a linha férrea - a partir do município de Estrela D’Oeste, no estado de São Paulo - entre em Mato Grosso do Sul, por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Histórico

Em agosto do ano passado, representantes de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV). Ficou acertado que a via férrea iria passar por MS, cruzando os estados do PR e SC, chegando ao Porto de Rio Grande, no RS.

A gestão do tema está sob responsabilidade da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, sendo que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental ficaram com a Valec, considerando as propostas de traçados apresentadas pelos quatro Estados do Codesul.

Também participaram da reunião o superintendente de Projetos da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias) Bruno Rotta Junior, e representando o Ministério dos Transportes, Francisco Faria.


Com informações da assessoria do deputado Edson Giroto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)