Cassilândia, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

30/03/2012 20:54

MS: secretários defendem traçado da Ferrovia Norte-Sul

Notícias MS/ Bianca Caruzo

Os secretários estaduais das pastas de Planejamento, Ciência e Tecnologia (Semac) e da Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Carlos Alberto Negreiros e Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias defenderam hoje (30) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul.

A visita ao secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz também contou com a presença da secretária adjunta de Obras de MS, Maria Vilma Casa Nova e do deputado federal, Edson Giroto. Durante a reunião, os secretários e o deputado federal destacaram que a Ferrovia Norte-Sul em território sul-mato-grossense vai possibilitar o incremento industrial do Estado com a instalação de novas empresas e a melhoria da logística de transporte. A ferrovia vai atender os setores de celulose, de borracha e o sucroalcooleiro.


Atualmente há estudos para que a Ferrovia Norte-Sul cruze o estado de São Paulo, em sentido paralelo à fronteira com Mato Grosso do Sul. A proposta defendida pelos representantes de MS foi que a linha férrea - a partir do município de Estrela D’Oeste, no estado de São Paulo - entre em Mato Grosso do Sul, por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Histórico

Em agosto do ano passado, representantes de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV). Ficou acertado que a via férrea iria passar por MS, cruzando os estados do PR e SC, chegando ao Porto de Rio Grande, no RS.

A gestão do tema está sob responsabilidade da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, sendo que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental ficaram com a Valec, considerando as propostas de traçados apresentadas pelos quatro Estados do Codesul.

Também participaram da reunião o superintendente de Projetos da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias) Bruno Rotta Junior, e representando o Ministério dos Transportes, Francisco Faria.


Com informações da assessoria do deputado Edson Giroto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 19 de Setembro de 2017
Segunda, 18 de Setembro de 2017
22:10
Loteria
Domingo, 17 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Setembro de 2017
20:39
Loteria
20:37
Loteria
20:34
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)