Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS recupera em novembro status de área livre de aftosa

TV Morena - 23 de outubro de 2007 - 06:44

O Estado de Mato Grosso do Sul pode recuperar em novembro seu status de área livre de febre aftosa com vacinação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A afirmação foi dada nesta segunda-feira (22), pelo governador André Puccinelli em vista ao município.

Segundo o governador, já foi demonstrado ao MAPA, e comprovado, pelo trabalho realizado nestes últimos nove meses, que não existe vírus de aftosa no Estado. André acredita que os trabalhos de vigilância sanitária realizados na região, a segunda etapa de abates com mais 35 mil animais executados, a realização de três exames sorológicos e demais exames laboratoriais, todos com resultados positivos, credenciam o Estado a retomar o seu status sanitário de área livre de aftosa com vacinação já em novembro.

“Demonstramos até para os mais pessimistas que estamos livres de circulação viral, e os três exames sorológicos que realizamos comprava isso”, declarou.

Segundo o governador, o Ministério da Agricultura deve anunciar até o fim do ano a retomada do status sanitário do Estado. “Esperamos que já em novembro o Ministério da Agricultura anuncie a recuperação de nosso status sanitário”, declarou, lembrando que este é o primeiro passo para que o Estado também seja reconhecido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), o que também poderá ocorrer ainda em 2007.

SIGA-NOS NO Google News