Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS quer rastreabilidade de bovinos diferenciada

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 20 de fevereiro de 2008 - 16:56

Um grupo composto pela Acrissul, Famasul e Sindicato Rural de Campo Grande, está elaborando proposta diferenciada de rastreabilidade para bovinos de Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira, às 9 horas, o deputado federal Waldemir Moka estará em Brasília (DF) para compor um grupo de trabalho que conduzirá a questão na Câmara Federal.

Ele afirma que a intenção é que o sistema de rastreabilidade do governo federal observe as peculiaridades dos Estados. Pecuaristas de Mato Grosso do Sul reclamam desde a implantação do primeiro modelo do sistema, há cerca de oito anos, argumentando que a criação é predominantemente extensiva e que fica dispendioso e inviável cumprir o que manda o governo.

“Estamos nessa discussão desde 2000. O Eras (atual sistema de rastreabilidade) tem um sistema de identificação muito complexo assim como é também complexo o acesso ao programa para dar baixa”, diz o presidente da Acrissul, Laucídio Coelho Neto.

Inviável – A rastreabilidade é uma exigência do Mercado Europeu. A Europa aponta falhas no sistema brasileiro e por isso em fevereiro suspendeu as compras de carnes brasileiras. A inspeção que avaliou a rastreabilidade ocorreu no fim do ano passado em vários estados, dentre eles o Mato Grosso do Sul. O Estado tem cerca de 24 milhões de bovinos e não chega a 15% o total que está incluído no Eras.

O deputado Waldemir Moka observa que as exigências feitas pela Europa estão fora da realidade. Isso porque na Europa os rebanhos são pequenos e a implantação de um sistema de identificação é muito menos trabalhosa que em um País como o Brasil, onde as áreas de pecuária são extensas e o boi é criado à pasto. “Acho que o caminho é o Congresso propor uma rastreabilidade que contemple as características regionais”, diz. Moka foi esta tarde para Brasília (DF) acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro, que representará Mato Grosso do Sul na reunião desta quinta-feira.

SIGA-NOS NO Google News