Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS libera mais verbas para estados e municípios

Agência do Rádio - 29 de outubro de 2007 - 07:37

O Sistema Único de Saúde, SUS, tem como objetivo garantir assistência integral e gratuita para toda população brasileira. Uma das estratégias é promover a descentralização da saúde pública, permitindo que cada município tenha autonomia para atender suas próprias necessidades. Foi para fortalecer esse processo que a Comissão de Intergestores Tripartite aprovou, no seu último encontro, a liberação de mais recursos para estados e municípios. Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, com o apoio da população, o SUS pode se aproximar do sonho que se imagina para a saúde pública no Brasil.

"A população participando, podendo opinar, definindo o que quer, como quer, fiscalizando como isso está sendo realizado no município, no estado, ela poderá contribuir para que o sistema cada vez se fortaleça mais e nós tenhamos aquilo que nós temos como sonho, como imaginação, ou seja, ter um serviço que possa atender a todos e todas independente de sua condição socioeconômica, independente de sua opção de religião, ou raça, etnia, e que possa ser serviço de qualidade. Que quando a pessoa for atendida, afetada por uma doença, que ela possa ter a possibilidade primeiro de conversar com quem possa ajudá-la e depois ter o seu problema resolvido e não ficar dependendo de favores desse ou daquela pessoa, político, do prefeito ou do próprio secretário."

Em cada município e estado brasileiro, existe um Conselho de Saúde permanente, com reuniões mensais. Esses conselhos fiscalizam como os recursos públicos estão sendo aplicados, além de traçar estratégias de saúde pública para aquela comunidade.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News