Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Estado precisa aumentar número de doadores de sangue

Agência do Rádio - 18 de setembro de 2008 - 07:29

No Mato Grosso do Sul, dois e meio por cento da população doa sangue mensalmente. Mas o ideal seria que as doações mensais atingissem entre três e cinco por cento para manter os estoques do Estado num limite seguro e aceitável. O que impede a solução para este problema é a falta de informação: muitos não sabem que doar sangue é fácil, rápido e indolor. Qualquer pessoa entre dezoito e sessenta e cinco anos, que pese mais de cinqüenta quilos e esteja bem de saúde pode e deve fazer uma doação. Mas, atenção: quem se vacinou na campanha contra a rubéola deve esperar um mês para doar. O diretor do Hemocentro do Mato Grosso do Sul, Osnei Okumoto, explica a importância de doar sangue regularmente.


"A importância de doar sangue é para que os estoques reguladores de sangue de todas as cidades do Estado e do País tenham condições de atender pacientes em caráter de urgência e de emergência. Então, fazendo a doação, estaremos mantendo o estoque regulador dos nossos hemocentros e todos os casos, tanto os casos de urgência como os casos eletivos poderão ser atendidos a contento e esse paciente poderá retornar para casa com muita antecedência, com saúde."

Segundo o diretor do Hemocentro do Mato Grosso do Sul, os homens podem doar sangue até quatro vezes por ano e as mulheres, até três vezes, sem danos ao organismo. Ele lembra que quem quiser doar deve dormir bem na noite anterior à doação e não pode estar em jejum. Quem tiver dúvidas ou quiser endereços de postos de coleta de sangue no Estado, pode ligar para os telefones: 67 3312 1500 ou 67 3312 1517. Repetindo: 67 3312 1500 ou 67 3312 1517. Ou ainda pode mandar um e-mail para [email protected].

Reportagem, Luciana Cobucci

SIGA-NOS NO Google News