Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS deve ser inserido no "Fazendas do Brasil” em 4 meses

Fabiane Sato - 21 de abril de 2004 - 11:03

As fazendas do Mato Grosso do Sul devem integrar o projeto “Fazendas do Brasil” até agosto desse ano. A missão técnica, que viajou na segunda-feira (19), para Europa deve conhecer os requisitos para que as propriedades rurais se encaixem em uma das três modalidades de fazendas de turismo rural no País (fazendas de lazer, de produção e históricas).

O diretor técnico do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), Cláudio George Mendonça, informou que os empresários não devem ter problemas para se encaixar nas exigências técnicas do projeto. “Os requisitos são fáceis de se adequar. O turismo rural requer a pessoalidade que os hotéis nas cidades não tem, como a presença do dono da fazenda”, explica, informando que o Estado será beneficiado com a visita uma vez que as fazendas de MS serão apresentadas no evento "Europa das Tradições: Uma Visão Transatlântica".

Conforme o gestor de Desenvolvimento Local, Arnaldo Leite, a viagem e a participação no seminário devem proporcionar conhecimento aos empresários do Estado de como estão as organizações de turismo na Europa. “Nosso interesse é que Mato Grosso do Sul passe a ingressar a rede de hotéis e pousadas do projeto, trazendo turistas europeus para o Estado”, esclarece.

O gestor acredita que a integração do Estado no “Fazendas do Brasil” deve aumentar a visitação de europeus para Mato Grosso do Sul. “O nome é uma estratégia de marketing importante para o Estado e tem mais penetração na Europa”, comenta, informando que Mato Grosso do Sul será o quarto estado no País a integrar a rede.

Conforme Arnaldo Leite, a presença do Estado no evento já era compromisso do Sebrae/MS com os empresários de Portugal desde outubro do ano passado quando cinco empresários portugueses estiveram em Mato Grosso do Sul, conhecendo as fazendas pantaneiras. O grupo formado por 12 pessoas visita ainda dez propriedades em Portugal e também na Espanha inseridas dentro do projeto que originou o Fazendas do Brasil, o TURIHAB – Solares de Portugal.

O Estado se encaixa nos empreendimentos de turismo rural de Produção. O interesse dos turistas que visitam a propriedade, conforme a consultora do Sebrae/MS, Márcia Gonzaga Rocha, é conhecer a lida do campo. “Eles querem ver como se retira o leite, participar de uma comitiva e outras atividades diárias das fazendas pantaneiras”, diz.

Um dos empresários do setor, proprietário da Fazenda Santa Inês em Miranda, Gerson Prata Júnior, comenta que os europeus ficam encantados com o dia-a-dia do pantaneiro. “Eles só vêem ordenha mecânica, não tem a experiência de tirar o leite direto da vaca”, conta, informando que pelo menos 40% dos seus hóspedes entre maio e setembro são europeus.

Para ele, será uma forma de divulgar o Estado em Portugal. “O turismo rural foi o que mais cresceu em São Paulo, cerca de 27%”, calcula.

A missão retorna para o Estado dia 3 de maio. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Leôncio de Souza Brito Filho, e o secretário de Estado de Produção, José Antônio Felício, também acompanham a missão.


SIGA-NOS NO Google News