Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: começou o levantamento de áreas de risco da dengue

Agência do Rádio - 28 de outubro de 2008 - 06:34

Para intensificar as ações de prevenção contra a dengue no Mato Grosso do Sul, os municípios de Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Dourados já começaram o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti, o LIRAa. O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da doença. Em todo o País, cento e sessenta e nove municípios fazem o levantamento. O secretário adjunto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, explica que cada cidade vai saber, com antecedência, os locais que facilitam o surgimento do mosquito da dengue.


"O município vai saber qual é a infestação do Aedes aegypt, qual é o criadouro mais freqüente; se é a caixa dágua descoberta, se são os descartáveis, os plásticos que acumulam as águas nos quintais, se são os pneus, se são os pratos de vasos de planta e, em função dessa realidade local, o município vai intensificar as ações de controle."

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde explica que, a partir desses dados, é possível planejar as ações de prevenção. O resultado do LIRAa vai ser divulgado no dia dezenove de novembro.

Reportagem, Janary Damacena

SIGA-NOS NO Google News