Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/06/2016 08:19

MPMS investiga atuação de facções criminosas no interior do Estado Dourados

MPMS

 

Desde que as facções criminosas instalaram-se no Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou investigações, com objetivo de combatê-las e inibi-las. Têm sido constantes as ações de diversas Promotorias de Justiça contra membros de organizações criminosas, sobretudo ao tráfico ilícito de substâncias entorpecentes, roubos, furtos e receptação de veículos automotores e de cargas.

Segundo o Promotor de Justiça João Linhares Júnior, titular da 4ª Promotoria de Dourados, faz anos que organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e “Amigos dos Amigos” (ADA), mostram-se intensamente interessadas em comandar o mercado criminoso dessa área de fronteira com o Paraguai, sendo que, algumas vezes, mesmo sendo rivais, aliam entre si, para alcançar resultados de seus interesses.

Em 2009, o MPE, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, e a Polícia Federal procederam à ampla investigação, com a chamada Operação Conexão 163 e conseguiram desvendar inúmeros tráficos de drogas e prender, de uma só vez, onze pessoas.

Na ocasião, constatou-se que os réus faziam parte ou estavam vinculados às mencionadas facções (PCC, CV e ADA). “Isso gerou um alerta de que o nível de atuação das facções e de instabilidade na fronteira seria elevado consideravelmente nos anos seguintes”, diz o Promotor de Justiça.

Ele ainda explicita que a recente espiral de violência nessa região da fronteira aponta que especialmente o PCC está agindo para tomar todo o espectro criminoso e gerenciar completamente a dinâmica que envolve principalmente o tráfico de drogas, a partir do Paraguai, com passagem por Mato Grosso do Sul.

“Afigura-se urgente que o Estado (União, Estados e Municípios) consolide uma política de segurança pública para a fronteira que comporte, dentre outros pontos, gestão integrada, estrutura de inteligência ampla e moderna, troca de informações interagências, prevenção e investigação eficientes, pois, ‘não dá para ganhar a fórmula 1, correndo com um fusquinha’. Nesse sentido, a implantação do Sistema de Monitoramento da Fronteira (SISFRON), projeto que está em vias de implantação em Dourados e região pelo Exército Brasileiro, revela-se como um alento e como um novo paradigma de combate ao crime organizado”, afirma Linhares.

Ainda de acordo com o Promotor de Justiça, cerca de 730 integrantes do PCC cumprem pena na Penitenciária de Dourados.

As demais Promotorias de Justiça que atuam na área de fronteira do Estado também têm várias ações no combate ao narcotráfico.

Texto: Elizete Alves – Jornalista – Assessora de Comunicação MPMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)