Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MP denuncia presidente da Câmara de Miranda e mais oito

Gylson Ferreira/Campo Grande News - 30 de agosto de 2007 - 19:27

O Ministério Público Estadual ofereceu ontem denúncia contra nove pessoas pelos crimes de quadrilha, concussão, peculato, corte ilegal de madeira de lei e posse de arma de fogo. Entre os denunciados está o presidente da Câmara Municipal de Miranda, o vereador João Vieira da Silva (PT), preso temporariamente desde quinta-feira da semana passada.

De acordo com o MPE o grupo é especializado na extração ilegal de madeira no Assentamento Bandeirantes e utiliza-se de funcionários e maquinários pertencentes à Administração Pública Municipal para a prática dos crimes.

Em nota, o Ministério Público afirma que João Silva é proprietário de um lote no assentamento e que ele teria se associado a seus irmãos (indentificados como Antônio Vieira e José Vieira) e a alguns assentados, também proprietários de lotes, para "de forma contínua e reiterada", extrair, transportar, utilizar em benefício próprio e comercializar, "tudo sem autorização do órgão ambiental competente, madeira de lei, tais como angico, ipê, peroba e aroeira, sendo esta última, espécime ameaçada de extinção".

Secretário - Ainda conforme o MPE, José Vieira - que é secretário de Agricultura - aproveitou que o maquinário e o pessoal da referida pasta estavam realizando serviços de gradagem nos lotes do Assentamento Bandeirantes e determinou que toda a estrutura fosse desviada em benefício dele e de seus irmãos.

O Ministério Público afirma, por fim, que os irmãos Vieira eram auxiliados por um policial militar - o sargento Joceni -, "encarregado de dar destino (negociava e/ou intermediava) a grande parte da madeira ilegal, o que fazia aproveitando-se da condição de sargento da Polícia Militar para coibir fiscalizações ambientais".

SIGA-NOS NO Google News