Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre Romero Osme Dias Lopes

Adriano Fernandes, Campo Grande News - 03 de julho de 2018 - 20:48

O mineiro construiu a vida e um currículo brilhante em Mato Grosso do Sul. (Foto: TJMS)
O mineiro construiu a vida e um currículo brilhante em Mato Grosso do Sul. (Foto: TJMS)

Faleceu, no inicio desta noite (03) o Desembargador e Corregedor-Geral de Justiça do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Romero Osme Dias Lopes. O desembargador fazia tratamento de um câncer, mas ainda não há confirmação se a morte foi em decorrência da doença. O velório será amanhã (04), a partir das 9h no Tribunal de Justiça em Campo Grande.

Corregedor-Geral do TJMS, desde 30 de janeiro do ano passado, Romero tinha no currículo o reflexo de uma vida inteira dedicada ao ofício. Mineiro de Manhuaçu, ele ingressou na magistratura sul-mato-grossense em 1980.

Coordenou o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e foi Diretor de Esporte da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amansul), no período de 1989 a 1992.


Também foi juiz de direito nas comarcas de Cassilândia, Aquidauna, Paranaíba e Campo Grande, onde também exerceu as funções de juiz diretor do foro, de 2001 a 2002. Foi Juiz Eleitoral da 36ª Zona, designado em 1993 e Membro do Tribunal Regional Eleitoral no período de 1995 a 1997.


De 1993 a 2000, foi diretor de Comunicação no período exercendo também a função de Editor-Chefe do periódico jurídico. Também foi membro titular da 1.ª Turma Recursal Mista de Campo Grande, no período de 2000 a 2001 e ex-Juiz Auxiliar da Corregedoria de Justiça, por duas vezes, sendo uma com o Corregedor-Geral Desembargador Rêmolo Letteriello e outra com o Corregedor-Geral Desembargador Atapoã da Costa Feliz.


Passou pela presidência da 2ª Câmara Criminal e era Ex-Presidente da Seção Criminal do TJ/MS e ex- Coordenador das Varas de Execução Penal COVEP) do Estado de Mato Grosso do Sul. Era membro eleito do Órgão Especial do Tribunal de Justiça e atuou como Desembargador Coordenador da Mediação, no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS.


Pós-Graduado em Direito e Antropologia Filosófica pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), faculdade onde também deu aulas. Na academia, inclusive, lecionou por cerca de 20 anos na Escola Superior da Magistratura/MS, na Uniderp e na Universidade Católica Dom Bosco, na disciplina de Direito Tributário.


Por conta de seu falecimento o Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Divoncir Schreiner Maran, também decretará luto oficial em todo o Estado, nesta quarta-feira (4).

SIGA-NOS NO Google News