Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/11/2009 17:01

Morre o antropólogo Claude Lévi-Strauss

Agência Brasil

Brasília - A Académie Française (Academia de Letras da França) anunciou hoje (3) que o antropólogo Claude Lévi-Strauss morreu na madrugada de domingo (1) em Paris, segundo a agência de notícias Telam. Ele estava com 100 anos e faria aniversário no próximo dia 28.

Lévi-Strauss foi um dos nomes mais importantes da antropologia e tinha uma ligação especial com o Brasil, onde viveu entre 1935 e 1939. A Universidade de São Paulo (USP) contratou um grupo de professores para o que foi chamado de Missão Francesa.

Nomes como Pierre Monbeig, Roger Bastide, Fernand Braudel e Lévi-Strauss se mudaram para São Paulo com o objetivo de montar os cursos nas áreas de ciências sociais. O relato dos estudos feitos pelo pesquisador durante esse período está no livro Tristes Trópicos, lançado por Lévi-Strauss em 1955.

O antropólogo costumava dizer que o que o convenceu a se mudar para o Brasil foi a informação de que havia índios nos "arrabaldes [da cidade de São Paulo]" e que ele poderia "dedicar-lhes os seus fins de semana”. A realidade era outra, como veio a descobrir.

Lévi-Strauss viajou a Mato Grosso para visitar povos indígenas que foram fotografados por ele e tiveram registradas suas formas de vida. De volta à Europa, o antropólogo desenvolveu sua carreira e realizou diversos trabalhos sobre a “estrutura dos mitos”.



Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)