Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão russa avalia sistema de defesa sanitária animal

Assessoria - MAPA - 19 de novembro de 2004 - 14:20

Chega hoje (19/11) ao Brasil o diretor do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergei Dankvert, para chefiar a missão que avalia desde o início da semana o sistema brasileiro de defesa sanitária animal.

Dankvert e os veterinários Alexander Ponomorev, Valery Zakharov e Sergei Doudnikov reúnem-se amanhã (20/11), às 16 horas, em Brasília, com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maçao Tadano, para negociar o fim do embargo russo às carnes brasileiras, em vigor desde o registro, em setembro, de um foco de aftosa em Careiro da Várzea (AM), a 26 km de Manaus.

Na última terça-feira (16/11), a Rússia comunicou oficialmente ao Brasil a suspensão parcial do embargo aos produtos de origem animal exportados pelo Brasil. Por enquanto, a medida vale apenas para Santa Catarina, único estado reconhecido pelo Ministério da Agricultura como área livre de aftosa sem vacinação.

Visitas - Nesta semana, os três veterinários da missão russa visitaram um laboratório de vacinas contra a febre aftosa em Paulínia (SP) e a Central de Selagem de Vacinas em Vinhedo (SP), além de conhecer as instalações de um frigorífico e uma fazenda de gado em Maringá (PR). A missão também deve visitar áreas na divisa de Tocantins com o Pará, na região de Couto Magalhães (TO), para conhecer o sistema de “zona tampão” adotado pelo ministério para isolar as áreas livres de aftosa das áreas infectadas.

Também há a possibilidade de uma visita do chefe da missão russa ao Amazonas para conhecer a condição sanitária do rebanho bovino local. Embora o estado esteja fora da área reconhecida pela OIE com livre de febre aftosa - e, portanto, sem autorização para exportar -, a confirmação do foco em Careiro da Várzea levou a Rússia a suspender as compras de carne bovina.

“Há a expectativa de evoluirmos para a abertura do mercado russo aos demais estados brasileiros livre da aftosa com vacinação até a chegada do presidente Vladimir Putin”, disse o ministro Roberto Rodrigues, após a informação sobre a suspensão parcial do embargo.

O presidente russo, Vladimir Putin, chega ao Brasil na próxima semana. O ministro lembrou também que Santa Catarina é o maior exportador de suínos e um dos maiores exportadores de frangos do país

SIGA-NOS NO Google News