Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/11/2004 14:20

Missão russa avalia sistema de defesa sanitária animal

Assessoria - MAPA

Chega hoje (19/11) ao Brasil o diretor do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergei Dankvert, para chefiar a missão que avalia desde o início da semana o sistema brasileiro de defesa sanitária animal.

Dankvert e os veterinários Alexander Ponomorev, Valery Zakharov e Sergei Doudnikov reúnem-se amanhã (20/11), às 16 horas, em Brasília, com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maçao Tadano, para negociar o fim do embargo russo às carnes brasileiras, em vigor desde o registro, em setembro, de um foco de aftosa em Careiro da Várzea (AM), a 26 km de Manaus.

Na última terça-feira (16/11), a Rússia comunicou oficialmente ao Brasil a suspensão parcial do embargo aos produtos de origem animal exportados pelo Brasil. Por enquanto, a medida vale apenas para Santa Catarina, único estado reconhecido pelo Ministério da Agricultura como área livre de aftosa sem vacinação.

Visitas - Nesta semana, os três veterinários da missão russa visitaram um laboratório de vacinas contra a febre aftosa em Paulínia (SP) e a Central de Selagem de Vacinas em Vinhedo (SP), além de conhecer as instalações de um frigorífico e uma fazenda de gado em Maringá (PR). A missão também deve visitar áreas na divisa de Tocantins com o Pará, na região de Couto Magalhães (TO), para conhecer o sistema de “zona tampão” adotado pelo ministério para isolar as áreas livres de aftosa das áreas infectadas.

Também há a possibilidade de uma visita do chefe da missão russa ao Amazonas para conhecer a condição sanitária do rebanho bovino local. Embora o estado esteja fora da área reconhecida pela OIE com livre de febre aftosa - e, portanto, sem autorização para exportar -, a confirmação do foco em Careiro da Várzea levou a Rússia a suspender as compras de carne bovina.

“Há a expectativa de evoluirmos para a abertura do mercado russo aos demais estados brasileiros livre da aftosa com vacinação até a chegada do presidente Vladimir Putin”, disse o ministro Roberto Rodrigues, após a informação sobre a suspensão parcial do embargo.

O presidente russo, Vladimir Putin, chega ao Brasil na próxima semana. O ministro lembrou também que Santa Catarina é o maior exportador de suínos e um dos maiores exportadores de frangos do país

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)