Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão norte-americana inspeciona frigoríficos de MS

Fernanda Mathias, Campo Grande News - 24 de junho de 2009 - 11:50

De 21 a 24 de julho veterinários de uma missão norte-americana visitam o frigorífico Bertin, em Campo Grande e o Marfrig em Bataguassu.

Os inspetores da FSIS/USDA (Food and Safety Inspection Service) chegam ao Brasil no dia 6 de julho e farão visitas em vários Estados.

As inspeções serão acompanhadas por fiscais federais e do Estado. O assessor da área de carnes do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários, Carlos Eduardo Tedesco, da Superintendência Federal da Agricultura no Estado, afirma que “é uma inspeção de rotina, eles fazem isso anualmente – inclusive estiveram aqui no ano passado – apenas a título de manutenção da lista de unidades habilitadas (SIF) para aquele país”.

Hoje quatro unidades do Estado estão habilitadas para o mercado americano, fornecendo matéria-prima. Essas plantas têm capacidade média de abate de 5 mil cabeças/dia (Friboi e Bertin - em Campo Grande, Bertin - em Naviraí e Marfrig - em Bataguassú). O produto é industrializado em outras plantas habilitadas e só então remetido aos EUA, que compram apenas carne cozida ou enlatada.

A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias diz que “as inspeções de manutenção são importantes, afinal ratificam a qualificação técnica e sanitária das indústrias frigoríficas, além da própria sanidade do rebanho – uma vez que são unidades fornecedoras de matéria-prima”, comenta.

SIGA-NOS NO Google News