Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão brasileira discutirá na China o fim do embargo

Adriano Gaieski/ABr - 18 de junho de 2004 - 09:06

A missão brasileira que viaja hoje para Pequim negociará o fim do embargo chinês à soja do Brasil – desde o mês de abril foram recusados cinco carregamentos com 359 mil toneladas. Os chineses alegam que o produto brasileiro estaria contaminado por sementes tratadas com agrotóxicos.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, diz que um dos objetivos da viagem é esclarecer dúvidas sobre os critérios adotados pelos chineses. Os técnicos estão levando informações sobre os procedimentos adotados no Brasil desde a recusa à primeira carga; os termos da Instrução Normativa nº 15, sobre impurezas e níveis de contaminação com agrotóxicos permitidos; e a sugestão de auditorias internacionais nas certificadoras de soja para exportação nos portos nacionais. Solicitarão que os chineses credenciem empresas brasileiras para a certificação e participem da pré-vistoria antes do embarque, além da reabilitação das 23 empresas brasileiras proibidas de exportar soja para a China.

Tadano admite que foi levantada a possibilidade de mistura de sementes de soja transgênica, “um reflexo da situação gerada por causa do aproveitamento de sementes geneticamente modificadas”. E lembra que a maior parte da soja é usada na produção de óleo, tornando as misturas químicas inofensivas. “O óleo, além do processo térmico passa por uma mudança do PH e isto faz com que a maioria destes produtos desapareçam, degradados”.

De acordo com o médico toxicologista Flávio Zambrone, os níveis adotados pelo Brasil para a ingestão diária aceitável de produtos contaminados com fungicidas seguem as normas internacionais. “Nós fizemos a avaliação e o valor aceito é em torno de 0,1 mg por quilo de peso para a pessoa ingerir este produto. Ele poderia ingerir esta substância, nesta quantidade, a vida toda, multiplicada pelo peso dele. Para ultrapassar este limite, seria necessário, por exemplo, uma criança de 30 quilos ingerir 30 quilos por dia", explicou.

Os encontros com as atuoridades chinesas estão previstos para segunda a quarta-feira próximas.

SIGA-NOS NO Google News