Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/06/2004 09:06

Missão brasileira discutirá na China o fim do embargo

Adriano Gaieski/ABr

A missão brasileira que viaja hoje para Pequim negociará o fim do embargo chinês à soja do Brasil – desde o mês de abril foram recusados cinco carregamentos com 359 mil toneladas. Os chineses alegam que o produto brasileiro estaria contaminado por sementes tratadas com agrotóxicos.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, diz que um dos objetivos da viagem é esclarecer dúvidas sobre os critérios adotados pelos chineses. Os técnicos estão levando informações sobre os procedimentos adotados no Brasil desde a recusa à primeira carga; os termos da Instrução Normativa nº 15, sobre impurezas e níveis de contaminação com agrotóxicos permitidos; e a sugestão de auditorias internacionais nas certificadoras de soja para exportação nos portos nacionais. Solicitarão que os chineses credenciem empresas brasileiras para a certificação e participem da pré-vistoria antes do embarque, além da reabilitação das 23 empresas brasileiras proibidas de exportar soja para a China.

Tadano admite que foi levantada a possibilidade de mistura de sementes de soja transgênica, “um reflexo da situação gerada por causa do aproveitamento de sementes geneticamente modificadas”. E lembra que a maior parte da soja é usada na produção de óleo, tornando as misturas químicas inofensivas. “O óleo, além do processo térmico passa por uma mudança do PH e isto faz com que a maioria destes produtos desapareçam, degradados”.

De acordo com o médico toxicologista Flávio Zambrone, os níveis adotados pelo Brasil para a ingestão diária aceitável de produtos contaminados com fungicidas seguem as normas internacionais. “Nós fizemos a avaliação e o valor aceito é em torno de 0,1 mg por quilo de peso para a pessoa ingerir este produto. Ele poderia ingerir esta substância, nesta quantidade, a vida toda, multiplicada pelo peso dele. Para ultrapassar este limite, seria necessário, por exemplo, uma criança de 30 quilos ingerir 30 quilos por dia", explicou.

Os encontros com as atuoridades chinesas estão previstos para segunda a quarta-feira próximas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)