Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Agricultura emite Nota à Imprensa

22 de maio de 2004 - 06:33

NOTA Á IMPRENSA




O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está apurando as responsabilidades pela exportação para a China de soja misturada com sementes tratadas com agroquímicos. Ao mesmo tempo, o ministério está reavaliando os procedimentos de fiscalização e controle ao longo de toda a cadeia para impedir que soja contaminada seja exportada ou vendida para consumo no mercado interno.

Além de intensificar a fiscalização nos portos - sobretudo no de Rio Grande, onde foi constatada a irregularidade -, armazéns e unidades produtoras de sementes, o ministério solicitou à Polícia Federal, à Anvisa e ao Ministério Público Federal que participem das investigações, a fim de identificar e punir os responsáveis pela ilegalidade.

Antes de embarcar para a China, o ministro Roberto Rodrigues lamentou a situação criada nas relações entre o Brasil e a China no momento em que uma missão chefiada pelo presidente Lula embarca para aquele país a fim de ampliar o intercâmbio comercial. “Foi uma atitude criminosa de gananciosos e imediatistas”. Para o ministro, a ação de uma minoria inconseqüente não pode trazer prejuízos à imensa maioria de produtores honestos e à imagem internacional do Brasil, num momento decisivo das negociações agrícolas multilaterais.

“Vou à China pronto para tentar contornar o problema e recuperar a confiança dos importadores”, afirmou o ministro. Rodrigues disse ainda que fará todos os esforços para que o episódio seja solucionado rapidamente, evitando que a soja brasileira sofra restrições nos mercados. Ele destacou também que o governo brasileiro não só concorda com a atitude da China em recusar os carregamentos fora do padrão exigido pelo importador como também notificou aquele país para que impeça o desembarque de cargas com problemas similares.











SIGA-NOS NO Google News