Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/10/2005 08:13

Ministério aguarda resultado de exames em MS

Lana Cristina/ABr

O Laboratório Nacional Agropecuário, de Recife, credenciado pelo Ministério da Agricultura, ainda não comunicou o resultado do exame nas amostras de material do gado supostamente contaminado com o vírus da febre aftosa, do município de Japorã (MS). Segundo o secretário de Produção e Turismo do Mato Grosso Sul, Dagoberto Nogueira, é possível que só se saiba se o gado do município vizinho de Eldorado está contaminado dentro de três dias.

"O laboratório comunica o resultado ao ministério, que nos passará a informação", disse Nogueira. O secretário esteve reunido ontem (13) com técnicos do ministério, em Brasília, para discutir os rumos das investigações do serviço de inteligência do Mato Grosso do Sul. O trabalho tem a ajuda do governo federal.

Nogueira informou que a investigação será centrada, a partir de agora, na possibilidade de algum problema com a vacina usada na última campanha, em maio. "Inicialmente, nós tínhamos uma preocupação, de que a contaminação poderia ser criminosa. Mas isso o serviço de inteligência já apurou e foi descartado. Não entrou ninguém na fazenda, nos últimos 90 dias", afirmou.

Os técnicos avaliarão como a vacina foi utilizada, se estava no prazo de validade ou se foi mal armazenada. Segundo Nogueira, Mato Grosso Sul teve mais de 99% do gado imunizado em maio. E a fazenda Vezozzo, onde foi localizado o primeiro foco, no sul do estado, trabalha com gado de alta linhagem. O secretário ressaltou ainda que, em relatório entregue ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o proprietário da fazenda comprova que todo seu gado foi vacinado, mostra a origem do plantel e que todo o rebanho é sistematicamente acompanhado por um médico veterinário.

Em Japorã, acrescentou, a denúncia é de que o gado esteja em um assentamento que estaria trabalhando com rebanho vindo Paraguai: "E a investigação é diferente dessa concretizada em Eldorado".

O governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio dos Santos, destacou que Japorã está no raio de 25 quilômetros, área isolada pelo instituto de defesa agropecuária do estado. "Temos que tratar a região de forma restrita. Regiões que ficam até 400 quilômetros de distância da área tampão, como é o caso do Norte do estado, não podem ser penalizadas", disse, em referência ao embargo de estados vizinhos.

Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal baixaram portarias, nos últimos dois dias, impedindo a entrada de boi vivo e de qualquer subproduto bovino proveniente de todo o estado do Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário de Produção, Dagoberto Nogueira, os prejuízos com o embargo, no recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos), podem chegar a R$ 10 milhões, referentes ao boi vivo, e a R$ 5 milhões, referentes aos subprodutos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)