Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/03/2006 09:08

Michelle Bachelet é a primeira mulher eleita

Marcela Rebelo/ABr

Viña del Mar (Chile) – A primeira mulher eleita presidente do Chile, Michelle Bachelet, toma posse hoje (11) em cerimônia no Congresso chileno, na cidade de Valparaíso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de posse, acompanhado pelo presidente eleito do Haiti, René Préval.

A socialista da frente partidária Concertación venceu em segundo turno, no dia 15 de janeiro, o empresário Sebastian Piñera, da coalização de centro-direita Alianza por Chile. Mais de 3,7 milhões de chilenos votaram em Michelle Bachelet, que venceu com 53,49% do total.

A frente partidária Concertación, coalizão de centro-esquerda, está no poder desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990. Bachelet, no entanto, será a primeira presidente da Concertación que terá maioria no Congresso. Ela fica no poder até 2010.

Médica e divorciada, Bachelet foi ministra da Saúde e da Defesa do presidente Ricardo Lagos, de quem receberá o comando do país. A presidente eleita diferencia-se por ter sido perseguida pela ditadura de Pinochet. O pai de Bachelet, general Alberto Bachelet – que participou do governo de Salvador Allende –, foi torturado e morreu vítima da ditadura chilena. Ela e sua mãe chegaram a ser presas, torturadas e viveram exiladas na Austrália e na Alemanha.

Durante a campanha eleitoral, Michelle Bachelet prometeu reduzir a desigualdade social no país. Nesse aspecto, a realidade do Chile é semelhante a do Brasil. O coeficiente de Gini brasileiro é 0,59 e o chileno, 0,57, segundo o relatório de desenvolvimento da ONU de 2005. O coeficiente é utilizado para medir desigualdade social nos países. A referência para o país mais desigual é um e para o menos desigual é zero.

Bachelet promete criar dois novos ministérios no seu governo: de Segurança Pública e de Meio Ambiente. A socialista, que já anunciou sua equipe, terá um governo equilibrado. Dos 20 ministros nomeados, dez são mulheres.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)