Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/10/2005 12:52

Mesmo vacinado, bezerro pode contrair aftosa, diz Sindan

Fernanda Mathias / Campo Grande News

O presidente do Sindan, sindicado que representa indústrias fabricantes de vacinas, Emílio Salani, diz em entrevista publicada hoje pela Gazeta Mercantil que mesmo vacinados os bovinos podem contrair aftosa quando bezerros. “A biologia não é uma ciência exata. Se um animal muito jovem sofrer um estresse climático e for exposto ao vírus da aftosa, ele pode, sim, contrair a doença, mesmo que tenha sido vacinado”, exploca.

Segundo ele, a vacina é eficaz mas se os bezerros foram imunizados em fevereiro e maio deste ano, como alegam os proprietários, eles ficaram doentes pouco antes de receber a terceira e última dose, que seria aplicada em novembro. Isso quer dizer que em outubro, quando a doença se manifestou, os animais estavam mais vulneráveis. No dia 8 de outubro exame laboratorial confirmou o surto de febre aftosa na fazenda Vezozzo, em Eldorado. A propriedade utiliza técnicas de ponta no manejo e é considerada modelo. Porém 142 animais foram acometidos e 582 rezes acabaram sacrificadas e cinco municípios do Estado interditadas.

Na entrevista à Gazeta, Luiz Henrique Vezozzo, administrador e filho dos proprietários da fazenda, diz que a introdução do vírus pode ter ocorrido quando o caminhão de um frigorífico entrou na fazenda para retirar animais para abate. Na véspera, o mesmo caminhão tinha recolhido animais no município vizinho de Japorã, que, conforme indicam as investigações, pode ser o foco primário da aftosa no Mato Grosso do Sul. Há suspeita de que animais de Japorã tenham sido contrabandeados do Paraguai. Vezozzo garante que os animais estavam de fato imunizados. "Não comprei certificado de vacina e dou minha palavra que jamais comprei animais do Paraguai".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)