Cassilândia, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

09/07/2013 19:21

Mesa Diretora da Câmara afasta Natan Donadon da atividade parlamentar

Mariana Jungmann, Agência Brasil

Brasília - A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu considerar o deputado Natan Donadon (sem partido-RO) oficialmente afastado das atividades na Casa. Donadon foi preso após ser condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes de peculato e formação de quadrilha.

Com a decisão tomada hoje (9), Donadon deixa de receber todas as remunerações referentes à atividade parlamentar, mas continua sendo considerado deputado federal. “Ele continua deputado, só perde o mandato se for cassado. Mas ele está afastado das suas funções. As estruturas que o Congresso Nacional dão a um parlamentar eleito são para ele exercer suas atividades no Congresso Nacional. Se ele está afastado, fica tudo suspenso”, explicou o primeiro-secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC).

Segundo ele, na reunião, a Mesa Diretora não analisou a possibilidade de cassação automática de Donadon. O deputado tem prazo até amanhã (10) para apresentar sua defesa no processo aberto para a retirada do mandato parlamentar. Caso isso não ocorra, a Mesa Diretora da Câmara deverá indicar alguém para fazer a defesa, uma vez que o processo não pode correr à revelia de Donadon.

Diante disso, Bittar reconhece que as chances de o deputado ser cassado antes do recesso parlamentar se ele não entregar a defesa são nulas. “Depois da nomeação de alguém para fazer a defesa, passa a contar prazo de cinco sessões [para que a defesa seja entregue]. Então ficaria para o fim do mês de julho, se não houver recesso, ou começo de agosto. Mas se ele entregar a defesa amanhã, ainda haveria tempo hábil para, na semana que vem, ir a plenário”, disse.

Com o afastamento do deputado, o gabinete dele será fechado e os funcionários concursados redirecionados para outras funções na Câmara. Os contratados em cargos de confiança, sem concurso público, devem começar a ser demitidos a partir da publicação da decisão da Mesa Diretora. O suplente de Donadon só será empossado depois que o processo de cassação for concluído.

Natan Donadon está preso na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, desde o último dia 28. Ele se entregou à Polícia Federal em uma parada de ônibus da capital federal, depois de ter seus recursos rejeitados e o mandato de prisão expedido pelo STF. O deputado foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão.

Alterada às 18h59 para acréscimo de informação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 19 de Janeiro de 2017
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
21:49
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)