Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Menina nasce com seis anos de diferença do irmão gêmeo

Giseli Marchiote /Riopretonews - 25 de maio de 2005 - 08:57

A pedagoga Alessandra Câmara Silveira, 32 anos, deu a luz no último sábado em São José do Rio Preto a uma menina chamada Alissa, irmã gêmea de João Marcelo, 6 anos mais velho que ela.

O fato aconteceu, pois, em 1998 a pedagoga procurou uma clínica especializada em reprodução humana assistida em Ribeirão Preto e se submeteu a uma fertilização in vitro. Na ocasião ela engravidou de João Marcelo, primeiro filho do casal. Outros 10 óvulos fecundados ficaram na clínica, congelados em um tanque de nitrogênio líquido a 190 graus centígrados negativos.

O ginecologista do Centro de Reprodução Humana de Rio Preto, Edilberto Araújo Filho, explica que o fato dos óvulos que geraram as crianças terem sido fecundados no mesmo ciclo os torna gêmeos fraternos ou não idênticos. “Eles são gêmeos porque os óvulos foram fecundados no mesmo dia. A diferença é que o segundo embrião foi implantado no útero da mãe seis anos depois”, diz.

Com a decisão de Alessandra de engravidar, dois embriões foram descongelados e implantados em seu útero, um deles continuou a se dividir e o outro, que não seguiu o processo de divisão, foi absorvido pelo organismo. As chances de uma gravidez através de embriões congelados eram de 25 a 30%, informou o médico, que também realizou o parto de Alissa. Araújo Filho considera a gravidez da pedagoga um sucesso e afirma que Alessandra teve muita sorte, pois, engravidou na primeira tentativa, nas duas vezes.

A decisão do casal de ter um segundo filho partiu depois que João Marcelo pediu no ano passado uma irmãzinha. “Nossa intenção sempre foi de ter dois filhos e depois do pedido do João decidimos tentar, mas não esperávamos que viesse uma menina”, conta Alessandra.

O nome da menina, que pesa 2,6 quilos e mede 47 centímetros, foi escolhido pelo próprio irmão, que não cansa de encher Alissa de carinhos. “Somos muito abençoados. Nosso sonho foi realizado nos dois sentidos”, diz emocionada a mãe.

SIGA-NOS NO Google News