Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/11/2006 05:51

Meio milhão contrai câncer por ano só no Brasil

Mariana Schreiber /ABr

Rio de Janeiro - O Instituto Nacional do Câncer (Inca) apresentou hoje (27), dia nacional de combate à doença, a publicação Situação do Câncer no Brasil. O documento traz uma série de dados, entre eles a estimativa de que surgem anualmente quase 500 mil casos no Brasil. Destes, cerca de 140 mil levam à morte, número que, em 2004, representou 13,7% de todos os óbitos registrados no país, ficando atrás apenas das doenças do aparelho circulatório: 27,9%.

A mortalidade por câncer no Brasil, de 1979 a 2004, aumentou 24,73% em homens e 18,60% em mulheres. Em homens, a taxa por câncer de próstata quase dobrou (95,48%), semelhante ao que ocorreu com as mulheres em relação ao câncer de pulmão: 96,95%.

A publicação tem conteúdo técnico e destina-se a gestores, estudantes e profissionais da área de saúde. Mas, por considerar que todo cidadão pode prevenir a doença adotando hábitos saudáveis, o Inca produziu uma cartilha com dez dicas, e distribuiu 5 mil exemplares hoje, na Central do Brasil, região central do Rio de Janeiro. O material será permanentemente divulgado, segundo o instituto.

A cartilha ensina que é importante praticar exercícios físicos, evitar cigarro e bebida alcoólica, proteger-se do sol e ter alimentação saudável. A nutricionista do Inca Suely Couto esteve na Central do Brasil esclarecendo dúvidas. Ela recomenda alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

“Hoje, a recomendação internacional é que se consuma 400 gramas desse tipo de alimento por dia. Isso representa cinco porções diárias: duas de frutas e três de verduras e legumes", afirmou a nutricionista, que recomendou evitar alimentos industrializados e gordurosos, frituras e salgadinhos, e beber muita água, de preferência dois litros por dia.

A publicação completa, assim como um diagnóstico da mortalidade por câncer em cada estado brasileiro, estão no site do Inca.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)