Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Medos... Medos... E mais medos...

Maternidade de Campinas - 12 de maio de 2017 - 09:00

 Além dos medos citados acima, as futuras mamães relatam que se sentem inseguras quanto a sua autoimagem - se ficarão gordas, feias ou se não serão mais desejadas pelos maridos. Seus parceiros a amam enquanto esposas e amantes e será que amarão esta nova mulher? Mãe?

Outras receiam que seus maridos não estejam prontos para serem pais e muitas vezes assumem o papel de pai e de mãe, impedindo que estes homens possam exercer a paternidade da forma como lhes for possível. Muitas vezes estão apenas escondendo seu grande medo de não conseguirem ser boas mães.

Muitas mulheres apresentam medos relacionados à amamentação: terão leite? Saberão mamentar? O leite será “forte”? Ficarão com os seios feios e caídos após amamentar? Sentirão dores ao dar o peito e outros tantos receios? Quanto maior a cobrança para consigo própria, maior a ansiedade e a dificuldade para se adaptar ao novo momento. Ninguém nasce sabendo. Amamentar é um ato que precisa ser aprendido tanto pela mãe quanto pelo bebê.

O medo de perder o emprego ou o medo de se distanciar de suas habilidades profissionais são outras preocupações presentes na vida da mulher moderna. A gestação nem sempre se encaixa no mundo moderno onde o trabalho, o poder, o dinheiro passaram a ter um maior destaque.

A hora de voltar ao trabalho após a licença maternidade traz sentimento de abandono e culpa. Porém a mãe precisa seguir sua vida, validar seus outros papéis e a profissão é um deles. Com certeza isto contribuirá para o crescimento sadio do bebê que também aprenderá a valorizar todos os seus papéis que vivenciará ao longo de seu crescimento.

Com quem o casal vai deixar o bebê também é algo que costuma incomodar e trazer o medo do desconhecido. Este é um assunto que deve ser muito conversado entre o casal e buscado nas tantas opções existentes.

A ansiedade pode acontecer na gestação, mas será presente de modo mais acentuado, se ela já existir no histórico de vida dessa mulher. Se não cuidar dessa ansiedade, provavelmente a futura mamãe terá dificuldades para orientar com tranqüilidade, sem se misturar nos papéis.

Outro ponto importante em relação aos medos das gestantes diz respeito a vivencia das frustrações. A gravidez pode ser diferente daquela sonhada, idealizada. A gestante pode ter muitos desconfortos que não estavam sendo esperados. Pode ser uma gravidez não desejada. Pode ter problemas relacionados à sua saúde e a do bebê. Pode ter acontecido num momento inadequado. Todas estas questões produzem medo.

O ser humano é programado para sentir prazer. Ninguém quer ter sofrimentos ou sentir dores. Mas talvez lembrar que a dor do parto é umas das muitas partes que envolvem o maravilhoso nascimento de um novo ser, de uma nova mãe e de um novo pai, então a percepção dessa vivência pode mudar.

Aprendendo a lidar com sua dor, a futura mamãe estará treinando para que quando chegar o momento de seu filho viver suas frustrações e dores, ela estará em condições de ajudá-lo.

SIGA-NOS NO Google News