Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC vai corrigir nota dada a município de pior avaliação

Lúcia Nórcio/ABr - 21 de junho de 2007 - 07:03

Curitiba - A assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou que hoje (21) o Ministério da Educação vai corrigir a nota dada ao município de Ramilândia (oeste do estado) na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada em maio.

O município aparecia no sistema de consulta online do Ideb com o índice mais baixo do país: 0,3. Segundo o secretário municipal de Educação, Adílson Turato, o índice correto a ser divulgado hoje é 3,5, o que coloca Ramilândia dentro da média nacional. “Desde o início alertamos que havia ocorrido erro no sistema eletrônico de migração de dados repassados ao MEC para serem tabulados”, disse.

O Inep informou que o erro ocorreu durante o processo de transmissão de dados, em Ramilândia. E o secretário explicou que o índice de reprovação dos alunos no município havia sido de 93,2%, “um resultado invertido, como comprovamos ao recorrer dessa informação". Agora, acrescentou, "ficou constatado que de cada 100 alunos, 93 foram aprovados e não reprovados”.

O indicador do desempenho dos municípios brasileiros no sistema de ensino público varia de zero a 10, levando em consideração o rendimento escolar e as médias dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) e na Prova Brasil – que avalia o conhecimento de alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental nas áreas de português e matemática.

Adílson Turato admitiu ser alto, em Ramilândia, o grau de analfabetismo entre adultos, muitos deles moradores de cidades vizinhas e do Paraguai. A cidade tem cerca de 4 mil habitantes e dos 533 alunos da rede municipal, 285 vivem em área rural.



SIGA-NOS NO Google News