Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC reabre adesão para o Universidade para todos

Dourados News - 03 de novembro de 2004 - 14:19

O MEC (Ministério da Educação) reabre nesta quinta-feira a adesão das instituições de ensino superior ao Prouni (Programa Universidade Para Todos), projeto do governo federal que visa reservar vagas em universidades e faculdades particulares para alunos de baixa renda. As IES (instituições de ensino superior) têm até segunda-feira (08) para se inscrever pela internet (www.mec.gov.br/prouni) --o prazo de cadastro das entidades não filantrópicas terminou na sexta passada (29) e os das filantrópicas terminaria na próxima sexta (05).

Até a quinta-feira passada, quando o MEC divulgou seu último balanço, mais de 700 entidades haviam preenchido o cadastro de adesão --o Brasil tem 1.850 IES. E segundo apurou a Folha Online, o número de instituições já foi suficiente para superar em 15 mil a meta do governo de criar, em 2005, 60 mil novas vagas universitárias. O número será anunciado oficialmente pelo ministro Tarso Genro na próxima semana.

A reabetura do período de inscrição foi pleiteada pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), que manteve reuniões com o secretário-executivo do Ministério, Fernando Haddad, desde a semana passada. A conversa decisiva ocorreu nesta quarta-feira.

Segundo o consultor jurídico da entidade, José Roberto Covac, um dos motivos para a dilatação do prazo foi um "problema técnico", já que o site do MEC teve problemas de funcionamento devido ao alto número de acessos. O outro foi a concordância de que as universidades e faculdades precisavam de mais tempo para organizar seus documentos, já que o cadastro requer o fornecimento detalhado do número de bolsas a serem oferecidas ao Prouni, entre outras informações administrativas.

"Um novo prazo é sempre bem-vindo", avalia por sua vez o presidente do Semesp e da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), professor Hermes Ferreira Figueiredo, explicando que o Semesp havia pedido como data limite de inscrição o dia 15 de novembro. "Mas este cadastro é uma pré-adesão. Por isso, até a assinatura oficial do contrato, após a avaliação da proposta de cada universidade pelo MEC, ainda haverá mais discussões sobre o tema. O MEC se comprometeu", afirma ele.




Brasil online

SIGA-NOS NO Google News