Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/04/2005 13:04

MEC prepara centros para alunos superdotados

Dourados News

O Ministério da Educação está preparando a criação de centros de atendimento para alunos com altas habilidades, os chamados superdotados. A intenção é ter um centro em cada Estado para ajudar na formação e desenvolvimento do potencial dessas crianças.

A política do MEC é manter as crianças com habilidades especiais estudando nas escolas regulares, e não em centros especiais para superdotados, como acontece nos Estados Unidos. No entanto, o ministério reconhece que esses meninos e meninas precisam de atendimento especial, não apenas para desenvolver seu potencial, mas também para que possam se adaptar sem problemas na escola.

Como aprendem em um ritmo mais rápido que seus colegas, os superdotados precisam de desafios extras, o que muitas vezes as escolas têm dificuldades para desenvolver. Hoje, algumas prefeituras, como as de Porto Alegre, Belém e de Lavras (MG), e alguns governos, como o do Distrito Federal, já dispõem de programas para identificação de superdotados, especialmente em escolas públicas, e de trabalho especial com essas crianças.

A intenção do MEC é capacitar professores e educadores para trabalhar nesses centros e ampliar o acesso das crianças a um trabalho especial. O tema foi levantado no seminário para gestores de educação especial que aconteceu em Brasília nesta semana.

"Precisamos de uma política educacional ampla, inteligente e voltada para as necessidades educacionais dos indivíduos", disse Angela Magda Rodrigues Virgolim, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação. "Eles precisam ter chances de se desenvolver adequadamente, de se engajar em programas especiais", argumentou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)