Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/03/2004 08:51

MEC: Novas diretrizes para a alfabetização de adultos

Agência Brasil

Será publicada até o próximo dia 15 a nova resolução do Ministério da Educação que irá estabelecer orientações e diretrizes para a assistência financeira do programa Brasil Alfabetizado. A minuta da resolução foi apresentada ontem (3), aos membros da Comissão Nacional de Alfabetização (CNA), que se reuniu no MEC para discutir o futuro do programa.

Na abertura do encontro, o ministro Tarso Genro destacou a importância do grupo. “Esta comissão, devido ao potencial intelectual e às experiências representadas aqui, tem papel-chave nas transformações do Ministério”, disse. Ele também afirmou que a alfabetização está entre as prioridades do MEC, junto com a reforma universitária e a constituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Os membros do CNA defenderam que a nova resolução contemple as necessidades de cada grupo atendido, ou seja, lavradores, assentados, indígenas, entre outros. Jeanete Beauchamp, diretora do Departamento de Estudos, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria Especial de Erradicação do Analfabetismo (Seea/MEC), reiterou o compromisso do Ministério em elaborar uma resolução capaz de atender à diversidade de situações existente no País.

Fusão – Na ocasião, o secretário extraordinário de Erradicação do Analfabetismo, Ricardo Henriques, apresentou a nova estrutura da Secretaria de Erradicação do Analfabetismo, que está em processo de fusão com a Secretaria de Inclusão Educacional. Os membros do CNA defenderam a integração entre alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma única secretaria, uma antiga reivindicação dos especialistas e ativistas da área. “Para nós, é uma luta histórica fazer da Educação de Jovens e Adultos uma prioridade de Ministério”, disse Moacir Gadotti, da Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil (Raaab). “O processo de alfabetização não se esgota em si, e é preciso haver um processo de continuação e aceleração para jovens e adultos”, enfatizou Ricardo Henriques.

As informações são do site do MEC.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)