Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC divulga resultados por escola da Prova Brasil

30 de junho de 2006 - 15:11


O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes, apresentaram nesta sexta-feira, 30, os resultados da primeira edição da Prova Brasil, que avaliou o conhecimento de língua portuguesa (com foco em leitura) e matemática (com foco em solução de problemas) de 3.306.317 estudantes brasileiros matriculados em escolas de ensino médio e fundamental.

É a primeira vez que a sociedade vai receber informações detalhadas sobre desempenho por escola na rede pública da educação básica. As provas foram aplicadas em cerca de 160 mil turmas de 41 mil escolas, em 5.398 municípios.

Participaram da Prova Brasil alunos de 4ª e 8ª séries das escolas públicas urbanas, que declararam no censo escolar, pelo menos, 30 matriculados em cada série avaliada. Nas escolas onde o ensino fundamental está organizado em regime de nove anos, a prova foi aplicada nas turmas de 5º e 9º série.

A avaliação foi realizada em novembro de 2005, em todos os Estados e no Distrito Federal. O Inep operacionalizou a aplicação em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, o que mobilizou mais de 20 mil colaboradores.

Os alunos responderam, também, a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.

Ampliação
A Prova Brasil expandiu a avaliação feita, desde 1995, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Enquanto o Saeb é feito por amostragem e oferece resultados no âmbito dos Estados e redes de ensino, a Prova Brasil é aplicada a todos os estudantes das séries avaliadas e apresenta médias de proficiência por unidade escolar. Ela foi idealizada com o objetivo de auxiliar os gestores nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

As escolas participantes receberão os resultados, com a média geral do desempenho de seus alunos. Gestores municipais e estaduais também receberão os dados sobre desempenho. O material de divulgação contém um livreto com informações técnicas sobre a avaliação; um cartaz com informações gerais sobre o exame; um segundo cartaz, com os indicadores específicos da escola e tabela de resultados médios das demais escolas do município, da unidade da Federação e a média nacional.

As informações serão disponibilizadas no site do Inep até o final da próxima semana. Pelo sistema, o usuário obterá informações específicas, por unidade escolar, acerca do número de alunos participantes, taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono), médias de horas-aula diárias, professores com curso superior, distorção idade-série e média de proficiência obtida pelos alunos participantes da Prova Brasil.

SIGA-NOS NO Google News