Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mato Grosso do Sul está a um passo de controlar a dengue

Aquidauana News - 16 de novembro de 2004 - 15:15

Mato Grosso do Sul está a um passo de controlar a dengue. De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o Estado é o segundo da região Centro-Oeste a registrar os menores índices da doença. Esse índice é resultado de mutirão de limpeza pela cidade e na região sul da cidade onde os agentes comunitários recolhem o lixo jogado nos terrenos baldios de Campo Grande.

O trabalho de combate a dengue já começou a 13 dias. São 20 agentes que se dividem pelos bairros para dar conta do serviço, toda sujeira é deixada nas esquinas. Um caminho de lixo vai passar para recolher os objetos. A população também pode ajudar a combater uma doença que pode atacar crianças e adultos.

Campanhas como esta tem ajudado a diminuir os índices da dengue em todo país. Em Mato Grosso do Sul só nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 1 500 casos de dengue, 70 % a menos se for comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados mais de 6 mil casos.

Mas os cuidados com o mosquito devem continuar, pois está começando a época de chuvas, e com ela, os riscos da proliferação do aedes aegypty aumenta, por isso, cuidados como tampar bem poços, tanques e caixas d'água, retirar a água acumulada em lugares como vasos de planta jogar fora toda água acumulada em pneus e garrafas e guarda-los em locais secos e protegidos da chuva, limpar a calha do telhado, colocar areia nos muros de caco de vidros para evitar a água parada e trocar a água dos vasos por areia podem combater a dengue.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 80 milhões de pessoas são infectadas todos os anos em mais de 100 países e a única forma de combater a doença é com a mobilização de todas as pessoas.

SIGA-NOS NO Google News