Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/06/2014 21:20

Mato Grosso do Sul é o 3º maior produtor de couro bovino do Brasil

Midiamax/ Assessoria

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior fornecedor de couro bovino do Brasil, com 1,6 milhão de unidades produzidas em 2013, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. De janeiro a abril de 2014, o Estado exportou 19,6 mil toneladas de couro e ultrapassou em 16% o embarque internacional do mesmo período do ano passado, estimado em 16 mil toneladas, segundo as informações do Departamento Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

Para potencializar este mercado estratégico da pecuária do Estado e valorizar a matéria-prima, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS - Sistema Famasul) oferece em Porto Murtinho, em parceria com o Sindicato Rural do município, a capacitação Preparo e Utilização do Couro. O curso acontece dos dias 9 a 13 de junho, na Fazenda Lucero Porã e ensina como preparar e utilizar o couro na confecção de peças para uso no campo.

De acordo com o instrutor do Senar/MS, Marcelo Godoy, o correto aproveitamento do couro bovino eleva o preço do produto. “A peça de couro seccionada, ou seja, dividida e sem defeitos, pode ser vendida por R$ 1,3 mil em Mato Grosso do Sul”, aponta Godoy, que ressalta a oportunidade de movimentar a economia do setor. “É importante capacitar o trabalhador e atentar o produtor rural que essa é uma alternativa para gerar trabalho e renda”.

A qualificação promove também a confecção de utensílios de couro bovino que facilitam o trabalho no campo como rédeas, pescoceiras e laços. Segundo Godoy, o Estado carece de profissionais para desempenhar este tipo de trabalho: “O trabalho para produção desses materiais é manual e por isso a necessidade de qualificar o trabalhador”, relata o instrutor do Senar/MS.

O curso Preparo e Utilização do Couro tem carga horária de 40 horas e deve capacitar 10 trabalhadores rurais. De 9 a 13 de junho, o Senar/MS oferece 59 qualificações ao homem do campo. Para saber mais, acesse www.senarms.org.br ou ligue para o 3320-9700.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)