Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/06/2014 21:20

Mato Grosso do Sul é o 3º maior produtor de couro bovino do Brasil

Midiamax/ Assessoria

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior fornecedor de couro bovino do Brasil, com 1,6 milhão de unidades produzidas em 2013, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. De janeiro a abril de 2014, o Estado exportou 19,6 mil toneladas de couro e ultrapassou em 16% o embarque internacional do mesmo período do ano passado, estimado em 16 mil toneladas, segundo as informações do Departamento Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

Para potencializar este mercado estratégico da pecuária do Estado e valorizar a matéria-prima, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS - Sistema Famasul) oferece em Porto Murtinho, em parceria com o Sindicato Rural do município, a capacitação Preparo e Utilização do Couro. O curso acontece dos dias 9 a 13 de junho, na Fazenda Lucero Porã e ensina como preparar e utilizar o couro na confecção de peças para uso no campo.

De acordo com o instrutor do Senar/MS, Marcelo Godoy, o correto aproveitamento do couro bovino eleva o preço do produto. “A peça de couro seccionada, ou seja, dividida e sem defeitos, pode ser vendida por R$ 1,3 mil em Mato Grosso do Sul”, aponta Godoy, que ressalta a oportunidade de movimentar a economia do setor. “É importante capacitar o trabalhador e atentar o produtor rural que essa é uma alternativa para gerar trabalho e renda”.

A qualificação promove também a confecção de utensílios de couro bovino que facilitam o trabalho no campo como rédeas, pescoceiras e laços. Segundo Godoy, o Estado carece de profissionais para desempenhar este tipo de trabalho: “O trabalho para produção desses materiais é manual e por isso a necessidade de qualificar o trabalhador”, relata o instrutor do Senar/MS.

O curso Preparo e Utilização do Couro tem carga horária de 40 horas e deve capacitar 10 trabalhadores rurais. De 9 a 13 de junho, o Senar/MS oferece 59 qualificações ao homem do campo. Para saber mais, acesse www.senarms.org.br ou ligue para o 3320-9700.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)