Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Marinha encerra vistoria no interior de navio naufragado

Marcelo Fernandes, do Corumbá Online - 06 de setembro de 2006 - 20:34

O Comando do 6º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, encerrou nesta quarta-feira, 06 de setembro, a vistoria no interior da embarcação boliviana “Suarez Arana”, naufragada no rio Paraguai. Das oito pessoas desaparecidas, duas ainda não foram encontradas pela operação de resgate.

A partir de agora, as buscas aos desaparecidos – aspirante Saul Ramos Martinez e o sargento Enrique Samo Mamani – serão realizadas ao redor da embarcação e na superfície do rio, alguns quilômetros abaixo do local do acidente, numa ação que vai atingir as duas margens. A Marinha manterá na área o efetivo de 35 homens; o navio-patrulha “Penedo”, com os mergulhadores e uma lancha de apoio. Em cinco dias de trabalho, seis corpos foram resgatados: capitão-de-fragata Jimmy Mijario Vicomo; marinheiros Ramiro Mamani Sorio e Dionício Champi e dos tripulantes civis, Fausto e Walter Borda Pereyra e Sabina Limachi.

A retirada do barco, do fundo do leito do canal de navegação do rio Paraguai será providenciada pela Armada Naval da Bolívia, que prepara um plano de reflutuação da embarcação para apreciação da Marinha brasileira. Segundo informou o Comando do 6º Distrito Naval, o navio afundado precisa ser resgatado “o mais inteiro possível” e, ainda não há previsão para que isso ocorra.

O naufrágio aconteceu na noite da sexta-feira, 1º de setembro, na região da Baía de Albuquerque, em Corumbá. Com 22 tripulantes a bordo, os militares bolivianos seguiam para Porto Busch, na Bolívia. 14 pessoas sobreviveram. O “Suarez Arana” mede 21 metros de comprimento; 4,80m de largura e 7 metros de altura, e está naufragado a 70 metros da margem esquerda do rio Paraguai. Não é permitido o tráfego de embarcações próximo ao local.

Alta – As vítimas que estavam internadas no Hospital Naval de Ladário – o aspirante Fernando Peranta Belzu, 27 anos; o sargento Reinaldo Mamani Maita, 23, e o sub-oficial Sebastião Delgado Medina, 44 anos – tiveram alta na terça-feira, dia 05, e passaram aos cuidados da Marinha boliviana.

SIGA-NOS NO Google News