Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/09/2009 10:44

Manoel Afonso - Rejeição: o câncer dos candidatos

Manoel Afonso*

Evidente, ninguém entra numa campanha com mero espírito altruísta. Um conjunto de motivos submersos: a vaidade, o sonho do poder e as vantagens financeiras contam mais que as boas intenções de se doar à favor da Pátria ou da comunidade.
No fundo, o candidato “Mané da farmácia” não difere muito de Sarney. As diferenças ficam apenas nas limitações do universo de cada um, mas no frigir dos ovos, ambos querem a mesma coisa: o poder!
Depois dos cartazes nos postes, santinhos, carros de som, emissoras de rádio, televisão, as pesquisas passaram a ser outro instrumento formidável nas campanhas eleitorais. Profissionais competentes nesta área passaram a burilar o comportamento, o pensamento, anseios e eventuais mudanças dos eleitores de todas as camadas sociais.
Posto isto, os pesquisadores têm conseguido traçar o perfil ideal – desejado pelos eleitores. Em suas respostas, eles (eleitores) acabam revelando aspectos interessantes que povoam seu subconsciente. Um deles está relacionado ao nível de aceitação do candidato junto as mais diferentes camadas sociais de um determinado universo.
Quando em todas simulações possíveis o índice de aceitação é negativo, constata-se a existência do fenômeno rejeição, que atravanca o desempenho e limita as chances no resultado final. Pesquisas têm mostrado a importância de se levar em conta – com muita seriedade –o fator rejeição. Ela é a fotografia que o eleitor tem do candidato e é imutável praticamente.
O deputado Paulo Maluf – pela sua biografia política e pessoal extremamente conhecida - pode ser apontado como o melhor exemplo nacional de quem é refém dos altos índices de rejeição nas eleições que tem disputado. Não consegue avançar além dos índices iniciais, não conquista novos eleitores ao longo das campanhas.
Apesar do tempo disponível no rádio e televisão, da notória estrutura de campanha, incluindo-se marqueteiros e agências competentes, a rejeição de Maluf não tem sido revertida. Aliás, ele tem sido referência nos tratados e estudos sobre as técnicas de se combater a rejeição de imagem na vida pública partidária.
O eleitor, deve cobrar dos pesquisadores ou de quem divulga os resultados finais, os índices de rejeição deste ou daquele candidato. Só eles darão uma visão completa do universo eleitoral. Os próprios candidatos precisam estar atentos: ignorar a rejeição é como desconsiderar o resultado de exame médico positivo.
Ainda na semana passada, o Correio do Estado divulgou pesquisa para a sucessão estadual (do IBRAPE), mas deixou de mostrar os índices de rejeição do ex-governador Zeca do PT. Lamentável!
Se a rejeição é que decide o potencial dos candidatos, não há como admitir imparcialidade neste procedimento. Afinal...pesquisa tem duas pontas: a positiva e a negativa.


Manoel Afonso* comentarista da TV Record, MS
Leia meu blog www.manoelafonso.com.br












O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos assinados

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)