Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/01/2009 10:36

Manoel Afonso: O piloto do airbus e os políticos

Manoel Afonso*

Impecável! O mundo se curvou ao comandante. Ele salvou a vida de 155 pessoas fazendo das geladas águas do Rio Hudson, pista para aterrissagem com os tanques cheios de 100 mil litros de combustível.
Em segundos decidiu pelas providencias necessárias que a situação exigia. Experiente e qualificado, avocou a responsabilidade sem levar pânico aos que estavam à bordo, pelos quais era o responsável. Foi o último a deixar o aparelho, aliás como nos filmes.
Lendo a notícia e vendo as imagens do feito com final feliz, decidi comparar a ação do piloto com a postura dos nossos homens públicos. Desenvolver o texto é tão saboroso quanto o sorvete regado ao licor de cassis no almoço de domingo.
Ora! Para ser admitido como piloto principal de uma aeronave daquele porte, passou por rigorosos exames médicos e psicológicos, além do currículo nota 10. No caso, também figura sua atuação como piloto de caça, com folha de serviços prestados à nação americana em missões oficiais.
Enquanto isso, os políticos se postam como “comandantes”, quase sempre sem ter comprovado pelo menos condições técnicas e morais que a missão ou o cargo exige. Os dados dos currículos deles seriam tão confiáveis como do nosso piloto do Airbus? O desempenho deles – políticos - seria o retrato fiel das informações que constam em seus currículos? Estariam preparados ou dispostos para o próprio sacrifício pessoal visando preservar a integridade ou o bem estar daqueles que “representam”?
Infelizmente ou desgraçadamente, para ser mais realista, o quadro dos nossos dirigentes públicos é lamentável. A corrupção virou coisa comum e a impunidade idem. Marcos Valério acaba de ganhar a liberdade e Zé Dirceu continua sonhando com seu retorno à política partidária. Isso sem contar que vários mensaleiros acabaram de se eleger prefeitos e outros que já voltaram ao Congresso Nacional.
Aproveitando o episódio do Airbus é de perguntar: quando será que nossos “comandantes políticos” terão a competência, o zelo ou consciência do dever a ser cumprido, próprio dos heróis como aquele piloto?
Contrariando o que se apregoa: os heróis, fazem bem sim ao país, elevam a auto-estima de seu povo e servem de exemplo aos mais novos.
E no arremate pergunto: quem são mesmo nossos heróis nacionais? Bem...isso é assunto para o próximo artigo. De leve...


MANOEL AFONSO*
Comentarista da TV.Record-MS
mcritica@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)