Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manoel Afonso - "Explicado: em política tudo pode”

Redação - 16 de março de 2016 - 10:15

EXPLICADO: “EM POLÍTICA TUDO PODE”.

A frase no título do texto, de autoria do ministro Mercadante - pinçada no diálogo com Marzagão - assessor de Delcídio - e que foi conhecida com a divulgação dos trechos da delação premiada do senador petista, revela bem o nível da política brasileira.

A gente sabe, desde a Proclamação da República, que a nossa política vem misturando interesses públicos com aqueles de ordem particular, onde nem sempre o bem estar da sociedade figura como prioridade dos governantes.

Pela cultura do leitor, torna-se perfeitamente dispensável a citação dos incontáveis episódios registrados ao longo destes anos, notadamente após o período da redemocratização do país, com a volta das eleições diretas inclusive.

No bafo da ‘Lava Jato’, verifica-se que as velhas mazelas ganharam sofisticação e proporções de ‘corar frade de pedra’. Gestores públicos do Planalto misturando-se aos empreiteiros e aos partidos políticos para adotar a pratica da partilha de lucros contínuos.

Quando Mercante disse aquela frase, não estava inovando, mas apenas mostrando que o poder de fogo do Governo poderia ser usado em todas as direções para se evitar a delação do senador. Pasmem! A proposta envolvia o Judiciário inclusive, através da mais alta corte do país.

Mas a citada frase pode ser entendida também pelo convite de Dilma a Lula para que integre o governo. Logo ele Lula! Envolvido em denúncias, sem credibilidade e moral para tentar salvar o pouco que resta deste governo. Se em política tudo pode, presume-se que o ex-presidente, além de cuidar de seu próprio rabo na mira da Lava Jato, teria a missão de aparar arestas e calar as vozes contrárias do Congresso.

Essa anunciada missão de Lula não deverá ser gratuita. Haverá por certo um preço a pagar, através de nomeações ou outras vantagens possíveis no universo político. O leitor aculturado já percebeu o quadro futuro, onde os suspeitos vão querer salvar a própria pele, independentemente das consequências ao país e ao seu povo.

E pensar que tudo isso, acontece na administração do PT – que chegou ao poder pregando ética e honestidade. Os petistas se esquecem dos companheiros na cadeia e continuam aprontando. Até quando?

De leve...

SIGA-NOS NO Google News