Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manoel Afonso: Dinheiro para o Haiti tem...para nós não!

Manoel Afonso* - 08 de março de 2010 - 16:39

O noticiário tem mostrado um presidente da república generoso, preocupado demais com os povos de outros países empobrecidos e vítimas de tragédias diversas. Além disso, ao longo de seu mandato, acabou por perdoar dívidas de países africanos e de nossa América. Ainda recentemente reafirmou disposição de prestar auxílio ao povo chileno, fazendo questão de visitar aquele país e posar para fotos da mídia internacional inclusive.

O caso do Haiti é o que mais chama atenção. Antes mesmo do terremoto, o Brasil já mantinha uma formidável estrutura de apoio, prestando serviços em diversas áreas. Claro que o contingente de soldados brasileiros, sob o manto da ONU não pode ser esquecido. Pergunto: qual é mesmo nossa ligação histórica com o Haití, ex-colônia da França?

Curiosamente, algumas cidades brasileiras, que enfrentaram problemas menores, com enchentes, não receberam igual tratamento do Governo Federal. São Luiz do Paranaitinga e Angra dos Reis são dois exemplos marcantes. Agora, é Campo Grande que também vive o drama de depender de auxílio federal para reparar os estragos decorrentes das últimas chuvas. O prefeito Nelsinho, senadores e deputados com dificuldades para sensibilizar o Palácio do Planalto na liberação de qualquer tipo de ajuda.

A conclusão é simples: a generosidade no exterior rende elogios e prestígio para o presidente Lula, que sonha em ocupar cargo de direção na Organização das Nações Unidas e se firmar como líder maior da América Latina. Já Campo Grande, no contexto nacional, é um pontinho de luz, não decide as eleições presidenciais. Um amigo ironizou: o Lula só atende quem fala espanhol ou frances!

Nada como viver num país "sem problemas", onde a saúde é vizinha cada vez mais próxima da morte, onde falta segurança, estradas, ferrovias e saneamento básico.

*O autor é advogado e comentarista da TV-Record-MS – C. Grande

SIGA-NOS NO Google News