Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manchas: como cuidar da pele nos momentos de alteração hormonal

Gineco.com.br - 03 de maio de 2016 - 13:00

Existem diversos tipos de manchas, bem conhecidas dos dermatologistas. Elas aparecem pelo acúmulo local de melanina, substância que geralmente fica distribuída uniformemente e dá o tom da pele. Quando, por algum motivo, a melanina se concentra, formam-se as pintas, sardas, manchas e outras marcas. Durante períodos de significativa alteração hormonal, como a gravidez, a primeira menstruação e a menopausa, é comum o surgimento de manchas que podem representar um problema para as mulheres.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o seu corpo. Se você notar alguma alteração significativa – novas pintas e outros sinais – não hesite e visite um médico rapidamente. O diagnóstico precoce de qualquer problema pode ser um ponto positivo para um tratamento muito mais efetivo.

Usar o bloqueador solar diariamente no rosto é uma atitude que pode evitar muitas marcas indesejáveis. Diversos produtos são adaptados para o uso diário, de modo que não existem desculpas para não proteger a pele da exposição solar – que pode ser significativa mesmo que seja apenas no seu caminho até o trabalho.

Evitar o uso de cremes e desodorantes que levam álcool em suas composições também é uma solução para prevenir manchas. Fique de olho na formulação dos produtos que você escolhe na prateleira da farmácia.

Manter a hidratação é outra dica mais que necessária. Utilize produtos adequados à sua pele e que sejam confortáveis de usar. Pele hidratada é pele saudável! Especialmente depois de “agressões” como tomar muito sol ou dormir maquiada, é muito importante dar aquele help para sua pele se recuperar.

Por fim, o tópico da depilação também merece atenção quando o assunto é manchas. Métodos como o laser ou a cera podem ser menos agressivos que a lâmina, quando feitos por profissionais qualificados. Mas se você estiver em dúvida em qual é o método mais adequado para o seu tipo de pele, consulte um dermatologista. Sua pele agradece!

Fonte:

ABC.MED.BR, 2013. Manchas escuras na pele: por que aparecem?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/342999/manchas+escuras+na+pele+por+que+aparecem.htm>. Acesso em: 28 out. 2013.

L.BR.02.2014.1614

SIGA-NOS NO Google News