Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: malhar junto combate obesidade

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 12 de novembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: malhar junto combate obesidade

O casamento pode ser sim um fator determinante para a obesidade. Estudo realizado na universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, revelou que, ao ficar obesa, a esposa fez a probabilidade de o marido também ganhar uns quilos a mais aumentar em 78%. E quando é o marido que ganha peso, o risco de a esposa também se tornar obesa é ainda maior, de 89%. O levantamento foi realizado com cerca de 4 mil casais nos últimos 25 anos.

No casamento, a melhor forma de combater a obesidade é o incentivo constante e mútuo para a prática de atividades físicas. O casal que realiza atividades físicas junto consegue melhores resultados. Não só no combate à obesidade, mas também em relação à prevenção de diversas doenças provocadas pelo sedentarismo, como diabetes, hipertensão, entre outras.

Casais que cuidam junto da saúde, que se incentivam e compartilham do mesmo foco têm mais facilidade para praticar exercícios e mudar hábitos cotidianos e alimentares.

Entre as atividades a serem realizadas pelo casal, a musculação é uma alternativa eficaz no combate ao excesso de peso já que, com um treinamento personalizado, é possível acelerar o metabolismo, trazendo ganho muscular, perda de calorias e redução de massa gorda, afastando riscos para o sobrepeso.

Outras atividades, entretanto, são igualmente eficientes e bem-vindas, como a caminhada, a corrida, a natação ou o ciclismo, por exemplo. E que podem ser realizadas em grandes ou pequenas academias, no condomínio, parques ou praias. O importante é que o casal se exercite e o faça com prazer, para que possam inserir definitivamente na rotina.

Mas, vale um alerta: é necessário lembrar que cada indivíduo tem um limite e um tempo de resposta para o desenvolvimento do corpo. É preciso respeitar essa individualidade e obedecer aos limites que cada corpo sinaliza, sob risco de causar sérias lesões e atrapalhar a parceria do casal.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News