Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Malária: Ministério da Saúde refuta relatório da OMS

Irene Lôbo / ABr - 05 de maio de 2005 - 14:47

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou hoje (05) uma nota refutando as críticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) às ações de combate à malária no Brasil, divulgadas num relatório na última segunda-feira (02). "A OMS fala com desconhecimento de causa. Não há descontinuidade do programa ou dos recursos aplicados. A OMS não deve conhecer a realidade brasileira para fazer essa análise", diz a nota.

Na opinião do diretor de gestão da SVS, Fabiano Pimenta, as informações contidas no Informe sobre a Malária no Mundo de 2005 são parciais e incompletas. Ele afirma que, ao contrário do que informa o relatório, os recursos financeiros destinados às ações de controle da malária subiram de 102,8 milhões em 2002 para 118,6 milhões em 2004. "Existe aí um problema de informação, não sei que fonte o coordenador do programa de malária da OMS consultou, ou que dado ele utilizou, mas não coincide com os dados que temos."

Pimenta diz, no entanto, que existem dificuldades para a contratação de recursos humanos. Ele afirma que nos últimos anos o governo capacitou 9.800 pessoas no estados da Amazônia Legal pelo programa de controle da malária, mas que é necessário abrir mais concursos públicos ou outras formas de contratação permanente de pessoal.

"É verdade que a gente tem um problema, existe uma rotatividade grande em relação aos recursos humanos nesses municípios, pela não concretização do concurso público ou de uma forma de contratação mais estável. Muitas vezes esse pessoal é contratado em caráter temporário e isso repercute numa rotatividade que por sua vez demanda da gente capacitação permanente."

SIGA-NOS NO Google News