Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

31/10/2003 08:13

Mais de meio milhão de brasileiros podem estar com o HIV

Andréia Araujo/ABr

O Ministério da Saúde calcula que cerca de 600 mil brasileiros sejam portadores do vírus HIV, causador da Aids, embora 400 mil não saibam que têm o vírus. Para que essas pessoas descubram se são soropositivas, o Ministério lançou hoje uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de teste de diagnóstico da doença. Com o slogan "Fique Sabendo", a campanha estará na TV, no rádio, nos jornais e revistas e nas estações de trem e de metrô.

Segundo o ministro da Saúde, Humberto Costa, quanto mais cedo o paciente inicia o tratamento contra a Aids, maiores são as chances de viver bem. “Quanto mais cedo a pessoa descobre que tem o vírus, melhor é a possibilidade de tratamento, principalmente para as mulheres que pretendem engravidar, pois, fazendo o tratamento, evitam passar o vírus para o bebê”, disse o Humberto Costa.

A meta do Ministério é aumentar em 150% o número número de testes realizados anualmente no país. Hoje, são feitos cerca de 1,8 milhões de testes e, se a meta for alcançada, esse número passará para 4,5 milhões. “A posição do governo é ampliar as ações de prevenção. Esse ano estamos trabalhando com adolescentes nas escolas e com as mães no pré-natal para evitar novos casos”, explicou Costa.

Nos canais abertos de televisão, a campanha vai dos dias 1º a 18 de novembro. Para a televisão, foram preparados filmetes com 30 segundos de duração. São dois: um mostra algumas pessoas carregando um piano de cauda nas costas. O instrumento significa o peso da dúvida de quem tem algum comportamento de risco e ainda não fez o teste. No final do filme, o locutor alerta: “Tire o peso da dúvida. Se transou sem camisinha, faça o teste da Aids. Ele é gratuito na rede pública e só você fica sabendo o resultado, seja qual for. Fique sabendo!”. O outro filme mostra um casal, mas com a mesma idéia.

Nas rádios, serão sete tipos de propaganda, simulando a conversa de um médico que mostra a seus pacientes por que é importante realizar o teste de HIV e usar preservativo. Nos jornais e revistas, serão expostas fotos de casais com pianos nas costa, acompanhadas de frases sobre a realização do teste.

No Brasil, existem cerca de 247 centros de testes e aconselhamento espalhados por todos os estados. O resultado dos exames é fornecido com todo sigilo, respeito e acompanhamento psicológico. Para ampliar ainda mais o atendimento, o Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 15 milhões, destinados aos estados e municípios.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)