Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/01/2016 15:04

Mães que usam paracetamol na gravidez podem diminuir fertilidade de suas filhas

Epharma

Testes em ratos encontraram que quando uma mãe recebeu paracetamol ou indometacina durante a gravidez, suas descendentes fêmeas tiveram menos óvulos, ovários menores e fetos menores do que aquelas mães que não foram expostas à droga.

Os filhotes machos também foram afetados ao nascimento — mostrando número menor de células que dão origem aos espermatozoides na vida adulta. Embora sua função reprodutiva recuperou-se aos níveis normais quando eles se tornaram adultos.

Esses achados são muito importantes devido às semelhanças entre os sistemas reprodutivos de ratos e humanos, contudo ainda é cedo para extrapolar diretamente esses resultados para mulheres grávidas. Por enquanto, o melhor é que as grávidas usem a menor dose possível desses analgésicos, e durante o menor tempo possível também.

Droga de herança

O paracetamol é um analgésico e antifebril encontrado em muitos medicamentos populares. A indometacina, pertence a mesma classe do ibuprofeno e da aspirina, porém tem seu uso muito mais restrito.

As ratas receberam os medicamentos ao longo de vários dias – quatro dias para a indometacina e nove dias para o paracetamol. Os efeitos das drogas foram observados dentro de 1 a 4 dias após o início dos tratamentos. Os cientistas disseram que por causa do ritmo mais lento de desenvolvimento dos fetos humanos, do que o dos ratos, é difícil dizer ainda se o mesmo pode ocorrer em humanos.

Além de afetar a geração imediata de uma mãe, o estudo mostrou que os analgésicos tomados na gravidez também afetaram as gerações subsequentes dos ratos. As netas da mãe que recebeu o analgésico também apresentaram ovários de tamanho menor e função reprodutiva alterada.

Mais cautela do que certezas

Os cientistas dizem que esses resultados sugerem que alguns analgésicos podem afetar o desenvolvimento das células que dão origem aos óvulos e aos espermatozoides — chamadas células germinativas — enquanto o feto está no útero.

O mecanismo pelo qual estas substâncias exerceram este efeito ainda não é claro. O paracetamol e a indometacina agem de forma bem diferente no organismo, embora os dois tenham efeito analgésico e antifebril. Nem mesmo é possível sugerir que outros analgésicos que tenham mecanismo de ação semelhante à indometacina, como a aspirina, o ibuprofeno, o diclofenaco, o naproxeno, etc., também causem esses problemas de fertilidade.

O maior problema deve ser com o paracetamol, pois este medicamento é adquirido sem receita e tem seu uso muito difundido pela propaganda, para tratar os sintomas de gripes e resfriados. A indometacina tem seu uso restrito para alguns casos de doenças reumáticas e certos tipos de dores de cabeça. Sendo assim, muito menos usada.

O estudo foi publicado no jornal Scientific Reports e foi financiado pelo Conselho de Pesquisas Médicas e pela Fundação Wellcome, ambos do Reino Unido.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)