Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Luz para Todos beneficia produtores Mato Grosso do Sul

Agência Brasil - 02 de julho de 2005 - 19:42

Com a chegada da energia elétrica pelo programa Luz para Todos, o agricultor de Itaporã (MS) Hilário Perin pretende comprar eletrodomésticos para sua casa e um sistema de irrigação para sua lavoura de soja, milho, feijão e arroz. "Eu moro aqui nesse sitiozinho há 55 anos e nunca tive energia", contou o pequeno produtor.

Hilário Perin é um dos pequenos produtores rurais do Mato Grosso do Sul que estão sendo atendidas pelo Luz para Todos, do governo federal. Neste sábado (2), estão sendo inauguradas as obras de eletrificação em Itaporã e Dourados, beneficiando cerca de 380 pessoas. Para isso, foram investidos R$ 562,4 mil.

No estado, o programa já chegou a 8,8 mil propriedades rurais, atendendo cerca de 44 mil pequenos produtores rurais. Em todo o país, foram cerca de 199,7 mil domicílios, num total de quase 1 milhão de pessoas.

Hilário Perin disse que desde 1967 possui apenas luz a gás em seu sítio. "Não dá para fazer nada, só a luz mesmo", explicou. "Agora vai mudar 200% porque agora posso iluminar tudo, posso ter muitos eletrodomésticos, motorzinho elétrico", afirmou Perin.

O coordenador do comitê gestor estadual do programa, Celso Marlei dos Santos, disse que o impacto inicial do programa é a aquisição de eletrodomésticos. "Quando recebe a energia, o produtor rural convencional quer melhorar a qualidade de vida que se resume nos bens de consumo, como geladeira, ferro elétrico, máquina de solda, televisão, que ele vai ter acesso só quando a energia estiver na propriedade dele", explicou Marlei. "Num segundo momento, ele vai tomar consciência que ele possa usar a energia também para fins produtivos", afirmou.

SIGA-NOS NO Google News