Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/07/2005 19:42

Luz para Todos beneficia produtores Mato Grosso do Sul

Agência Brasil

Com a chegada da energia elétrica pelo programa Luz para Todos, o agricultor de Itaporã (MS) Hilário Perin pretende comprar eletrodomésticos para sua casa e um sistema de irrigação para sua lavoura de soja, milho, feijão e arroz. "Eu moro aqui nesse sitiozinho há 55 anos e nunca tive energia", contou o pequeno produtor.

Hilário Perin é um dos pequenos produtores rurais do Mato Grosso do Sul que estão sendo atendidas pelo Luz para Todos, do governo federal. Neste sábado (2), estão sendo inauguradas as obras de eletrificação em Itaporã e Dourados, beneficiando cerca de 380 pessoas. Para isso, foram investidos R$ 562,4 mil.

No estado, o programa já chegou a 8,8 mil propriedades rurais, atendendo cerca de 44 mil pequenos produtores rurais. Em todo o país, foram cerca de 199,7 mil domicílios, num total de quase 1 milhão de pessoas.

Hilário Perin disse que desde 1967 possui apenas luz a gás em seu sítio. "Não dá para fazer nada, só a luz mesmo", explicou. "Agora vai mudar 200% porque agora posso iluminar tudo, posso ter muitos eletrodomésticos, motorzinho elétrico", afirmou Perin.

O coordenador do comitê gestor estadual do programa, Celso Marlei dos Santos, disse que o impacto inicial do programa é a aquisição de eletrodomésticos. "Quando recebe a energia, o produtor rural convencional quer melhorar a qualidade de vida que se resume nos bens de consumo, como geladeira, ferro elétrico, máquina de solda, televisão, que ele vai ter acesso só quando a energia estiver na propriedade dele", explicou Marlei. "Num segundo momento, ele vai tomar consciência que ele possa usar a energia também para fins produtivos", afirmou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)