Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/05/2010 11:47

Lula tem muita segurança e pouca platéia na 1ª agenda

Campo Grande News/ Fernanda França, da redação, e Aline Santos, de Ponta Porã

A primeira agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na fronteira entre o Brasil e o Paraguai tem um forte aparato de segurança, muitas lideranças políticas e pouca gente na platéia.

Do lado brasileiro, estão representantes da Força Nacional de Segurança, Polícia Federal e Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

Do outro lado, soldados do exército Paraguaio.

Lula e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, acabaram de descerrar um placa, na praça central de Ponta Porã, simbolizando a amizade entre os dois países.

Uma quadra acima e uma abaixo da praça, há poucos populares. Do lado paraguaio da avenida Internacional, algumas pessoas sacodem bandeiras do País vizinho.

Lula chegou à praça junto com o governador André Puccinelli (PMDB). Em seguida, chegaram os prefeitos Ari Artuzi (PDT), de Dourados, Flávio Kayatt (PSDB), de Ponta Porã, e Nelsinho Trad (PMDB), de Campo Grande.

Lula e Lugo tiraram muitas fotos com autoridades locais, e seguiram para a sede do 11º Batalhão de Cavalaria Mecanizada, onde discutirão assuntos relativos à usina binacional de Itaipu.

Uma das bandeiras de campanha de Lugo era a revisão do tratado. Hoje, Brasil e Paraguai têm direito cada um a 50% da energia produzida, mas o país vizinho só utiliza 5% do total. O resto, exporta para o Brasil.

Uma das propostas que o presidente Lula deve apresentar a Lugo é a construção de uma linha de transmissão que vai de Itaipu a Assunção.

Dois pontos são motivos de reclamação por parte do Paraguai: o livre comércio da energia e os valores pagos pelo Brasil.

Outro assunto que deve ter muito destaque na conversa entre os dois presidentes é a segurança na região de fronteira.

Depois da reunião, Lula deve almoçar com o presidente paraguaio e lideranças políticas do Estado. Também vai inaugurar o Centro de Convenções Miguel Gómez, em Ponta Porã.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)