Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula pede clemência para brasileiro condenado à morte

Juliana Cézar Nunes/ABr - 22 de março de 2005 - 09:24

O presidente Lula enviou ontem carta ao presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, com pedido de clemência para o brasileiro Marco Archer, condenado à morte por tráfico de drogas naquele país.

Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, na carta, apesar de não desconhecer a gravidade do delito cometido, Lula apela ao sentimento de humanidade e amizade do presidente indonésio. "Lembra ainda que o sistema legal não contempla a pena de morte e que sua eventual aplicação causaria enorme comoção popular", afirmou Singer.

Marco Archer Cardoso Moreira, de 42 anos, teve a pena de morte por fuzilamento decretada no dia 17 de março pela Suprema Corte de Jacarta, capital da Indonésia. O instrutor de vôo livre foi preso em Jacarta com 13 quilos de cocaína escondidos em uma das partes de sua asa-delta, em agosto de 2003. O carioca fugiu do aeroporto enquanto sua bagagem era revistada pela polícia indonésia, mas foi capturado duas semanas depois na casa de um amigo, na ilha de Sunbawa, onde havia se escondido.

O brasileiro não pode mais recorrer da decisão. O presidente indonésio é o único autorizado a reverter a pena. No entanto, nos últimos casos, o governo da Indonésia não tem atendido a pedidos de clemência de outros governos e tem executado os estrangeiros condenados.


SIGA-NOS NO Google News