Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula chega a Moscou amanhã

Cecilia Jorge / ABr - 16 de outubro de 2005 - 09:42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao último destino da viagem oficial à Europa amanhã (segunda-feira). O desembarque em Moscou está previsto para às 22h30 (16h30 em Brasilia). Esta é a primeira visita de Lula ao pais. Antes, ele esteve esta semana em Portugal, Espanha e Itália.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, virá do Brasil para integrar a comitiva. Ele reforçará o trabalho da comissão brasileira que veio a Moscou negociar o fim do embargo russo parcial à carne brasileira. A decisao de interromper temporariamente a compra de carne originária do Brasil foi provocada pelo foco de febre aftosa identificado em 140 cabeças de gado em Eldorado (MS), no dia 8.

Além da carne bovina, o governo russo decidiu fechar o mercado a carne de espécies suscetíveis à doença (bubalino, caprino, ovinos, aves e suínos) e, ainda, a produtos e subprodutos derivados desses animais. Segundo o Ministério da Agricultura, a Rússia é o segundo maior importador de carnes do Brasil.

Integram a comitiva brasileira, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci.

O presidente e a comitiva ficarão hospedados no Kremlin. Na manhã da terça-feira, Lula colocará flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, localizado na parte externa do Kremlin. Em seguida, terá encontro privado com o presidente russo, Vladimir Putin. Depois, eles participarão de reunião com ministros e autoridades dos dois paises. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois presidentes deverão discutir temas sociais, como a criação de mecanismo de combate à fome e pobreza no mundo.

Após jantar oferecido pelo presidente Putin, Lula embarca para o Brasil. A chegada a Brasilia está prevista para às 7 horas da quarta-feira (19).

Mudanças na estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU) e a ampliação do Conselho de Segurança da ONU também deverão fazer parte da conversa entre os presidentes. A Rússia foi o primeiro pais integrante permanente do Conselho de Segurança da ONU a apoiar o ingresso do Brasil no quadro de membros permanentes. O conselho é composto por 15 países. Apenas os cinco membros permanentes têm direito a veto e voto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Os outros países não possuem direito a veto sobre as resoluções apresentadas no conselho.

Durante a visita, também está prevista a assinatura de contrato entre as agências espaciais dos dois países, o que permitirá a primeira viagem espacial brasileira. O tenente-coronel aviador Marcos César Pontes embarcará em uma nave russa com destino a Estação Espacial Internacional (ISS) levando experimentos científicos brasileiros para estudos em ambiente de microgravidade.

Será a primeira viagem espacial de Pontes, que começou o treinamento nas instalações da agência espacial norte-americana (Nasa), em Houston (Texas) em 1998.

Ele faz parte de uma turma de 32 candidatos, sendo apenas seis estrangeiros - um do Brasil, dois da Itália, um da Alemanha, um da França e um do Canadá. Quando for escalado para o vôo espacial, o astronauta entrará na fase de treinamento especializado para as atividades da missão. Esta fase tem duração média de um ano. A primeira missão dele ocorrer em abril de 2006.

SIGA-NOS NO Google News