Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/10/2005 09:42

Lula chega a Moscou amanhã

Cecilia Jorge / ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao último destino da viagem oficial à Europa amanhã (segunda-feira). O desembarque em Moscou está previsto para às 22h30 (16h30 em Brasilia). Esta é a primeira visita de Lula ao pais. Antes, ele esteve esta semana em Portugal, Espanha e Itália.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, virá do Brasil para integrar a comitiva. Ele reforçará o trabalho da comissão brasileira que veio a Moscou negociar o fim do embargo russo parcial à carne brasileira. A decisao de interromper temporariamente a compra de carne originária do Brasil foi provocada pelo foco de febre aftosa identificado em 140 cabeças de gado em Eldorado (MS), no dia 8.

Além da carne bovina, o governo russo decidiu fechar o mercado a carne de espécies suscetíveis à doença (bubalino, caprino, ovinos, aves e suínos) e, ainda, a produtos e subprodutos derivados desses animais. Segundo o Ministério da Agricultura, a Rússia é o segundo maior importador de carnes do Brasil.

Integram a comitiva brasileira, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci.

O presidente e a comitiva ficarão hospedados no Kremlin. Na manhã da terça-feira, Lula colocará flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, localizado na parte externa do Kremlin. Em seguida, terá encontro privado com o presidente russo, Vladimir Putin. Depois, eles participarão de reunião com ministros e autoridades dos dois paises. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois presidentes deverão discutir temas sociais, como a criação de mecanismo de combate à fome e pobreza no mundo.

Após jantar oferecido pelo presidente Putin, Lula embarca para o Brasil. A chegada a Brasilia está prevista para às 7 horas da quarta-feira (19).

Mudanças na estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU) e a ampliação do Conselho de Segurança da ONU também deverão fazer parte da conversa entre os presidentes. A Rússia foi o primeiro pais integrante permanente do Conselho de Segurança da ONU a apoiar o ingresso do Brasil no quadro de membros permanentes. O conselho é composto por 15 países. Apenas os cinco membros permanentes têm direito a veto e voto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Os outros países não possuem direito a veto sobre as resoluções apresentadas no conselho.

Durante a visita, também está prevista a assinatura de contrato entre as agências espaciais dos dois países, o que permitirá a primeira viagem espacial brasileira. O tenente-coronel aviador Marcos César Pontes embarcará em uma nave russa com destino a Estação Espacial Internacional (ISS) levando experimentos científicos brasileiros para estudos em ambiente de microgravidade.

Será a primeira viagem espacial de Pontes, que começou o treinamento nas instalações da agência espacial norte-americana (Nasa), em Houston (Texas) em 1998.

Ele faz parte de uma turma de 32 candidatos, sendo apenas seis estrangeiros - um do Brasil, dois da Itália, um da Alemanha, um da França e um do Canadá. Quando for escalado para o vôo espacial, o astronauta entrará na fase de treinamento especializado para as atividades da missão. Esta fase tem duração média de um ano. A primeira missão dele ocorrer em abril de 2006.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)