Cassilândia, Sábado, 19 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

16/10/2005 09:42

Lula chega a Moscou amanhã

Cecilia Jorge / ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao último destino da viagem oficial à Europa amanhã (segunda-feira). O desembarque em Moscou está previsto para às 22h30 (16h30 em Brasilia). Esta é a primeira visita de Lula ao pais. Antes, ele esteve esta semana em Portugal, Espanha e Itália.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, virá do Brasil para integrar a comitiva. Ele reforçará o trabalho da comissão brasileira que veio a Moscou negociar o fim do embargo russo parcial à carne brasileira. A decisao de interromper temporariamente a compra de carne originária do Brasil foi provocada pelo foco de febre aftosa identificado em 140 cabeças de gado em Eldorado (MS), no dia 8.

Além da carne bovina, o governo russo decidiu fechar o mercado a carne de espécies suscetíveis à doença (bubalino, caprino, ovinos, aves e suínos) e, ainda, a produtos e subprodutos derivados desses animais. Segundo o Ministério da Agricultura, a Rússia é o segundo maior importador de carnes do Brasil.

Integram a comitiva brasileira, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci.

O presidente e a comitiva ficarão hospedados no Kremlin. Na manhã da terça-feira, Lula colocará flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, localizado na parte externa do Kremlin. Em seguida, terá encontro privado com o presidente russo, Vladimir Putin. Depois, eles participarão de reunião com ministros e autoridades dos dois paises. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois presidentes deverão discutir temas sociais, como a criação de mecanismo de combate à fome e pobreza no mundo.

Após jantar oferecido pelo presidente Putin, Lula embarca para o Brasil. A chegada a Brasilia está prevista para às 7 horas da quarta-feira (19).

Mudanças na estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU) e a ampliação do Conselho de Segurança da ONU também deverão fazer parte da conversa entre os presidentes. A Rússia foi o primeiro pais integrante permanente do Conselho de Segurança da ONU a apoiar o ingresso do Brasil no quadro de membros permanentes. O conselho é composto por 15 países. Apenas os cinco membros permanentes têm direito a veto e voto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Os outros países não possuem direito a veto sobre as resoluções apresentadas no conselho.

Durante a visita, também está prevista a assinatura de contrato entre as agências espaciais dos dois países, o que permitirá a primeira viagem espacial brasileira. O tenente-coronel aviador Marcos César Pontes embarcará em uma nave russa com destino a Estação Espacial Internacional (ISS) levando experimentos científicos brasileiros para estudos em ambiente de microgravidade.

Será a primeira viagem espacial de Pontes, que começou o treinamento nas instalações da agência espacial norte-americana (Nasa), em Houston (Texas) em 1998.

Ele faz parte de uma turma de 32 candidatos, sendo apenas seis estrangeiros - um do Brasil, dois da Itália, um da Alemanha, um da França e um do Canadá. Quando for escalado para o vôo espacial, o astronauta entrará na fase de treinamento especializado para as atividades da missão. Esta fase tem duração média de um ano. A primeira missão dele ocorrer em abril de 2006.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)