Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Língua portuguesa, inculta e bela, por Alcides Silva

Alcides Silva - 13 de outubro de 2006 - 10:07

Palavras homônimas

Há palavras que se parecem entre si. Umas têm igualdade de pronúncia; outras, de grafia. Mas cada uma delas conserva sua significação própria. Essa proximidade ou identidade de sons ou de letras volta e meia nos leva ao erro. Certa feita, um promotor que oficiava cá, no foro de Santa Fé, denunciou um cidadão que supunha-se ter mantido conjunção carnal com uma mulher “nos fundilhos da Rodoviária”. Fundilhos, como se sabe, é a parte da calça ou da cueca que corresponde ao assento... Esse mesmo promotor, de outra vez, pediu a condenação de um contraventor “como ato de pusilânime justiça”. Pusilânime é fraco de ânimo, covarde, medroso, sem firmeza. Vem do latim pusillus + anime = alma pequena. E não de ‘pulso forte’, como julgava o promotor.
Costurar, unir com pontos de agulha é coser; cozer é cozinhar, preparar alimentos com a ação do fogo. Cozer o galo é prolongar uma conversa, retardar o atendimento, levar na conversa, enganar.
Tão logo publicado o livro “Estrela Solitária’, de Ruy de Castro, que narra a vida perdulária do jogador Mané Garrincha, um dos ídolos do futebol carioca dos anos 70/80, passou-se a discutir no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro se a divulgação da vantajosa dimensão peniana daquele futebolista constituiria ou não dano moral. As filhas do jogador consideravam ofensiva à moral da família a revelação de tal detalhe. O que se discutia naquela ação judicial era o comprimento, isto é, o tamanho, a extensão da genitália do craque, que o biógrafo revelara ser de dois decímetros e meio. Cumprimento, ao contrário, é o ato de cumprir e também é a saudação ou um gesto de cortesia.
Decente é uma pessoa ou coisa decorosa, honesta, digna, respeitável (moça decente – salário decente, etc.); mas descente é a qualidade do que desce, mas também pode ser uma descida, um refluxo, ou uma vazante. Discente é o aluno, aquele que aprende.
Estático é uma coisa firme, parada, imóvel. Um poste de luz é estático; já seu parônimo extático significa uma pessoa posta em êxtase, absorta, enlevada, um pai de santo ‘tomado’, um babalorixá, por exemplo. Extática é o feminino de extático e estática, que não é o feminino de estático, é o nome que se dá ao ruído produzido em rádios e televisores por ondas elétricas da atmosfera.
O que aconteceu na véspera é hesterno; esterno é o osso dianteiro do peito; externo é o que está por fora ou vem de fora.
Incerto é o que ou quem não está certo, é indeterminado, impreciso ou duvidoso; inserto é o introduzido, o publicado. Na gíria, incerta é uma visita não programada, uma batida policial.
Invicto é o não vencido, o invencível, o indomável; invito é o involuntário, o que age contra a própria vontade, coagido, forçado.
‘Tô liso!’ – ‘Fulano é liso’ são expressões que se costuma ouvir para significar “sem dinheiro” ou esperteza. Mas isso na gíria. Na língua padrão, liso é algo de superfície plana, sem asperezas; suave, macio; lizo, do verbo “lizar” (remexer ou revolver o tecido que está em banho para tomar cor ou perder a sujeira).
Meada, uma porção de muitos fios; no sentido figurado é intriga, enredo: miada, a voz do gato. Na gíria, ‘miada’ é o lamento. “Ela deu uma miada, chateada com a vida” (exemplo colhido na sexta edição do “Dicionário de Gíria”, de J. B. Serra e Gurgel).
Recreação é recreio: recriação é o ato de recriar. “Fazer alguma coisa por sua alta recreação é fazê-la por sua conta e risco, por deliberação própria, iniciativa sua” (Cid Franco, “Dicionário de Expressões Populares Brasileiras”, 3º vol., verbete ‘recreação’).

SIGA-NOS NO Google News