Cassilândia, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

22/09/2007 15:05

Lideranças indígenas de quatro países em Caarapó

Sabrina Craide /ABr

Caarapó (MS) - Lideranças guarani do Brasil e de outros três países participam neste fim de semana do lançamento da campanha Povo Guarani, Grande Povo! O evento acontece na aldeia Tey Kue, em Caarapó (MS). A região sul do Mato Grosso do Sul tem a maior concentração de índios guarani, presentes em outros seis estados brasileiros atualmente.

No evento, promovido pelo Conselho Indigenista Missionário, ligado à Igreja Católica, além de diversas organizações indígenas, as lideranças reunidas estão participando de debates sobre os principais problemas que afetam os guaranis do Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai.

De acordo com o representente do Cimi Cristiano Navarro, a meta é fortalecer a articulação dos Guarani e intensificar a luta por seus direitos: “O principal problema dos Guarani aqui no Brasil e nos países vizinhos é a falta de terras e o controle desse território”.

O evento começou ontem (21) à noite, com uma apresentação de dança indígena, para abençoar e dar as boas-vindas aos visitantes, vindos, além de vários municípios do estado, de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia e Rio de Janeiro – representantes de outras etnias estão presentes, para dar apoio à luta dos Guarani.

Segundo a Fundação Nacional do Índio, há, hoje, 45 mil índios Guarani-Kaiowa em Mato Grosso do Sul, divididos em 38 aldeias, em 17 municípios. Ao todo, segundo o Cimi, há 225 mil guaranis na América do Sul, sendo 50 mil no Brasil, em 7 estados. Cerca de 300 pessoas participam do evento em Tey Kue.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Janeiro de 2017
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)